As especificações do novo cartão SD Express é quatro vezes mais rápido que o actual

A SD Association, que para quem não sabe é a associação que estabelece os padrões para os cartões de memória SD, já veio anunciar uma nova especificação SD 8.0 para os cartões de memória SD Express.

Esta nova especificação vai permitir aos cartões transferirem dados a um ritmo de quase quatro gigabytes por segundo. Isto muito por conta da utilização de interfaces PCIe 4.0 e NVMe, que normalmente são encontradas em unidades de estado sólido.

Isto vai ser muito útil à medida que as novas tecnologias, como por exemplo, o video 8k, criam ficheiros cada vez maiores, e que requerem um ritmo de transferência mais rápido para se conseguir transferir os dados a tempo.

Deste modo, a especificação 8.0 vai permitir velocidades de transferência até quase 4 megabytes por segundo. Pode não parecer mas é uma grande salto no que toca à velocidade de transferência.

Isto se compararmos com a velocidade máxima de transferência dos 985 megabytes por segundo que encontramos nos cartões construídos para as especificações SD 7.0 e SD 7.1, que usavam a interface PCIe 3.1 mais lenta.

Assim a nova especificação estará disponível em cartões de memoria SDHC, SDXC e SDUC. Isto na teoria, significa que poderia ser usado num cartão SDUC de 128TB, que é a maior quantidade de memória suportada por um cartão SD até agora.

Mas atenção, não vá já a correr à loja para comprar um novo cartão de memoria SD com a especificação SD 8.0. Vai ter de esperar um pouco, pelo menos até que os fabricantes de cartões de memória implementem esta especificação nos seus próximos produtos. Para além disto, também vai precisar de aparelhos que leiam cartões na extremidade do hardware, como por exemplo, portáteis, câmaras e leitores de cartões.

E isto pode levar o seu tempo. Esperemos que não demore muito, mas se calhar é melhor esperar sentado.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here