Arquivar conhecimento fora do planeta? Conheça o plano para colocar uma biblioteca na Lua

 

Colocar uma biblioteca na Lua parece uma ideia retirada de um livro futurista. Mas é precisamente esse o projecto da organização sem fins lucrativos Arch Foundation. Esta organização quer iniciar esse ambicioso projecto já nos próximos anos. A primeira fase consistirá em enviar, entre outras coisas, a totalidade do arquivo da Wikipedia me inglês para a Lua.

Não serão enviadas folhas ou livros

A forma de arquivamento não serão milhões de folhas, livros ou semelhantes. Também não será um arquivo digital. Os artigos da Wikipedia serão gravados em pequenas lâminas de metal que são mais finas do que um cabelo humano. Através deste método, a Arch Foundation afirma que consegue enviar milhões de páginas de texto num pacote que não será maior do que um CD.

Um projecto que quer inspirar

Esta estranha missão é um dos principais projectos desta organização que foi fundada em 2015. O objectivo passa por colocar arquivos da cultura humana em diferentes locais próximos de nós no cosmos. A ideia é inspirar as pessoas e incentivar a exploração espacial. “Nós pensamos neste projecto para arquivar a civilização humana ao longo do sistema solar para criar backups permanentes fora do planeta das nossas conquistas culturais”, disse Nova Spivack, co-fundador do projecto, ao The Verge. “O nosso conhecimento, a nossa arte, as nossas línguas, a nossa história – todas as coisas que a mente humana já produziu”.

Outra motivação do projecto é o facto destes arquivos poderem durar milhões ou até biliões de anos no espaço, onde poderão ser lidos por humanos do futuro.

Também serão enviadas mais do que 1,500 línguas humanas

Para este primeiro arquivo, Spivack também quer incluir o Rosetta Project. Este projecto pertence à fundação Long Now e é um arquivo digital de mais do que 1,500 línguas humanas. Não está excluída a possibilidade de incluir mais conteúdo, e ao longo do próximo ano serão abertos fóruns de discussão ao público interessado em enviar sugestões.

Fonte: The Verge

Veja também...

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificar de