Arkana, o SUV coupé da Renault mantido em segredo

29 de Agosto de 2018
6 Partilhas 301 Visualizações

A marca francesa, Renault prepara-se para adicionar um novo membro à sua família de veículos SUV. Chama-se Arkana e será um crossover destinado ao segmento C. A data de apresentação está marcada para 29 deste mês.

Para desvendar um pouco do segredo mantido, a construtora enviou uma nova imagem do seu novo SUV, que está neste momento preparado para fazer a sua estreia mundial no próximo evento automotivo de Moscovo, em 2018, que decorre durante esta semana.

Prevê-se que seja lançado na Rússia em 2019. A imagem divulgada, mostra a traseira do SUV com o emblema em forma de losango, a representar a marca e onde é, também, possível ver um spoiler integrado na bagageira e as luzes traseiras de largura semelhante ao Megane e Talisman. Anteriormente, em junho, a Renault havia divulgado a dianteira do veículo com um escurecimento da imagem.

A escolha da Renault para a apresentação do novo automóvel no Salão de Moscovo, na Rússia, serve para posicionar esta nova gama do construtor gaulês (semelhanças entre o Captur e o Kadjar), com o objetivo de se diferenciar de propostas como o Peugeot 3008, o Nissan Qashqai, o Seat Ateca ou o Hyundai Tucson, apostando numa estética mais coupé. Algo que vemos no BMW X4, o que significa a procura de novos mercados por parte da construtora.

Arkana tem, também um significado, esclarece a Renault. Segundo a fabricante automóvel o nome do novo SUV deriva da palavra latina Arkanum, que não só significa “segredo”, como foi usada “durante séculos para descrever eventos ou fenómenos misteriosos”. Com esta denominação, a Renault pretenderá realçar que o Arkana vai ser uma completa surpresa, podendo mesmo agitar o mercado sobretudo pelo seu design (linhas mais coupé).

Para mercados como a Rússia, o Renault Arkana será baseado na mesma plataforma em que o Captur foi vendido, embora para o mercado chinês, seja mais provável que seja sustentado pela plataforma CMF-B da Renault. De realçar é que, o Arkana irá adoptar a base do Kaptur, a versão russa do Captur, que é um pouco mais ‘esticada’ que o modelo europeu para oferecer melhores cotas (maior comprimento). Espera-se que a Renault posicione o Arkana como uma alternativa de luxo ao Captur.

A ser assim, é altamente provável que a fábrica da Renault na Rússia, de onde já sai o Kaptur, se encarregue de satisfazer o mercado local. Já na Europa, não será surpresa se o Arkana vier a ser produzido aqui ao lado, em Espanha, nas instalações que a Renault possui em Valladolid.

Contudo, é pouco provável que o Arkana seja levado para a Índia no curto prazo, ainda para mais com o lançamento do seu carro elétrico low-cost, o Kwid.

Apesar de possuir um design arrojado, o Captur da Renault não conseguiu surpreender os compradores indianos, que preferem uma postura mais tradicional de linhas retas (mais rígidas) nos seus SUVs.

Fonte Autocar

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
30 Visualizações
Destaques
30 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
21 Visualizações
Redes Sociais
21 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas45 Visualizações
Destaques
3 Partilhas45 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico