Arkana, o SUV coupé da Renault mantido em segredo

29 de Agosto de 2018
6 Partilhas 362 Visualizações

A marca francesa, Renault prepara-se para adicionar um novo membro à sua família de veículos SUV. Chama-se Arkana e será um crossover destinado ao segmento C. A data de apresentação está marcada para 29 deste mês.

Para desvendar um pouco do segredo mantido, a construtora enviou uma nova imagem do seu novo SUV, que está neste momento preparado para fazer a sua estreia mundial no próximo evento automotivo de Moscovo, em 2018, que decorre durante esta semana.

Prevê-se que seja lançado na Rússia em 2019. A imagem divulgada, mostra a traseira do SUV com o emblema em forma de losango, a representar a marca e onde é, também, possível ver um spoiler integrado na bagageira e as luzes traseiras de largura semelhante ao Megane e Talisman. Anteriormente, em junho, a Renault havia divulgado a dianteira do veículo com um escurecimento da imagem.

A escolha da Renault para a apresentação do novo automóvel no Salão de Moscovo, na Rússia, serve para posicionar esta nova gama do construtor gaulês (semelhanças entre o Captur e o Kadjar), com o objetivo de se diferenciar de propostas como o Peugeot 3008, o Nissan Qashqai, o Seat Ateca ou o Hyundai Tucson, apostando numa estética mais coupé. Algo que vemos no BMW X4, o que significa a procura de novos mercados por parte da construtora.

Arkana tem, também um significado, esclarece a Renault. Segundo a fabricante automóvel o nome do novo SUV deriva da palavra latina Arkanum, que não só significa “segredo”, como foi usada “durante séculos para descrever eventos ou fenómenos misteriosos”. Com esta denominação, a Renault pretenderá realçar que o Arkana vai ser uma completa surpresa, podendo mesmo agitar o mercado sobretudo pelo seu design (linhas mais coupé).

Para mercados como a Rússia, o Renault Arkana será baseado na mesma plataforma em que o Captur foi vendido, embora para o mercado chinês, seja mais provável que seja sustentado pela plataforma CMF-B da Renault. De realçar é que, o Arkana irá adoptar a base do Kaptur, a versão russa do Captur, que é um pouco mais ‘esticada’ que o modelo europeu para oferecer melhores cotas (maior comprimento). Espera-se que a Renault posicione o Arkana como uma alternativa de luxo ao Captur.

A ser assim, é altamente provável que a fábrica da Renault na Rússia, de onde já sai o Kaptur, se encarregue de satisfazer o mercado local. Já na Europa, não será surpresa se o Arkana vier a ser produzido aqui ao lado, em Espanha, nas instalações que a Renault possui em Valladolid.

Contudo, é pouco provável que o Arkana seja levado para a Índia no curto prazo, ainda para mais com o lançamento do seu carro elétrico low-cost, o Kwid.

Apesar de possuir um design arrojado, o Captur da Renault não conseguiu surpreender os compradores indianos, que preferem uma postura mais tradicional de linhas retas (mais rígidas) nos seus SUVs.

Fonte Autocar

Artigos interessantes

Conheça o Stan: o robô que o ajuda a estacionar nos aeroportos
Carros
16 Visualizações
Carros
16 Visualizações

Conheça o Stan: o robô que o ajuda a estacionar nos aeroportos

Daniela Azevedo - 20 de Março de 2019

A Stanley Robotics, uma empresa francesa de robótica, encontrou uma solução para as autênticas "dores de cabeça" que temos quando…

Tudo o que você precisa saber sobre malware e como evitá-lo em aparelhos móveis
Software
21 Visualizações
Software
21 Visualizações

Tudo o que você precisa saber sobre malware e como evitá-lo em aparelhos móveis

adão oliveira - 20 de Março de 2019

Muitas pessoas imaginam que aparelhos portáteis como celulares e tablets não pegam vírus, e que este problema é exclusivo de…

Xiaomi Mi Band 4 será lançado durante 2019
Xiaomi
23 Visualizações
Xiaomi
23 Visualizações

Xiaomi Mi Band 4 será lançado durante 2019

Bruno Peralta - 20 de Março de 2019

Não há grandes dúvidas de que a smartband Xiaomi Mi Band é o grande sucesso de vendas da fabricante chinesa,…

Comente

O seu email não será publico