A Startup portuguesa Aptoide remeteu uma queixa contra a gigante tecnológica Google para avaliação da Comissão Europeia em Bruxelas alegando práticas desleais de concorrência e abuso de posição dominante para com os rivais no mercado de aplicações móveis para o sistema Android.
O mercado de aplicações representa uma fonte de rendimento considerável para a Google e a sua rival Apple, mercado esse que gera cerca de 25 mil milhões de dólares segundo analistas, sendo que as lojas que ocupam uma posição de maior destaque são a Play Store da Google e a App Store da Apple.
Paulo Trezentos, co-fundador e representante da Aptoide, a maior loja de aplicações independente do mundo, indica que a Google tem bloqueado a instalação de outras lojas no sistema Android e bloqueio consequente na sua loja de aplicações, privando assim a Aptoide e outras lojas independentes de chegar aos utilizadores. Paulo indica também a existência de contactos informais com outras grandes app stores independentes para fazer avançar uma participação conjunta numa fase posterior da denuncia.
Segundo dados presentes no site da Startup Aptoide, a mesma possui mais de duzentas mil aplicações distribuídas por uma rede com mais de cento e doze mil lojas independentes.
Podem verificar o site da Aptoide aqui.