Aprenda como ganhar a adesão do cliente neste ´Ask An SEO´

O que é importante para cada um de nós, não é necessariamente importante para outras pessoas. Isso é verdade tanto na vida quanto no mundo da otimização de mecanismos de pesquisa, e aqui o dilema estará em quais as melhores maneiras de obter a adesão do cliente para SEO, pois mesmo que os profissionais de SEO sejam contratados pela sua experiência, o seu conselho pode ser ainda assim ignorado.

Se você apresentar o SEO como uma caixa mágica, terá resistência no caminho, e o autor do artigo na sua opinião, não existem técnicas proprietárias de SEO. E se está preocupado com o fato de seu cliente simplesmente ir e fazer o trabalho sozinho sem você, você tem problemas maiores do que ele não implementar as suas recomendações de SEO.

Uma das maneiras mais eficazes de fazer as coisas é encontrar um campeão interno, e deverá ser alguém com um pouco de influência na organização. Eles devem ser capazes de ajudar o profissional de SEO a navegar nas políticas internas, o que frequentemente pode ser um obstáculo para a realização das coisas. A pergunta de hoje desta iniciativa do searchenginejournal vem de Muhammad, em Karachi. Muhammad pergunta: Qual é o melhor “argumento de vendas” para persuadir os clientes a seguir as diretrizes de SEO?

Ao longo dos anos, o autor do artigo refere que teve inúmeras conversas com profissionais de SEO nas quais relatamos cenários de pesadelo em que o pessoal interno e os clientes parecem decididos a sabotar todos os esforços de SEO. Em alguns casos, pode parecer que os profissionais de SEO que foram contratados por sua especialização têm os seus conselhos repetidamente ignorados.

Lidar com bloqueios internos é uma das habilidades mais subestimadas na otimização de mecanismos de pesquisa, e mesmo se você tiver a melhor estratégia e tática, não conhecerá o sucesso de SEO a menos que sua estratégia seja implementada. Então, como fazer as coisas? Entenda o “por quê”, pois na verdade, é muito raro encontrar alguém que não queira fazer o seu trabalho bem feito.

Como especialista em SEO, o autor do artigo refere querer presumir que aqueles com quem trabalha querem fazer a coisa certa. Quando isso não acontece, geralmente há algo diferente de malícia ou preguiça no trabalho. Entender por que os seus itens não estão a ser implementados adequadamente é a principal tarefa de um SEO que está tendo problemas para fazer as coisas.

Por exemplo, se está a lidar com um departamento de TI, pode haver algum medo de que suas mudanças venham a causar problemas imprevistos que farão com que o departamento já sobrecarregado tenha ainda mais trabalho. Às vezes, os clientes leem conselhos erradamente, e afinal, no mundo do SEO, pode ser difícil discernir entre o bom conselho e o mau, mesmo para o profissional mais experiente.

Cabe ao profissional de SEO estabelecer autoridade com seus clientes. Os profissionais de SEO devem trabalhar para gerar confiança ou nunca terão sucesso. Nunca pare de educar, pois é fácil esquecer que nem todos vivem, comem e respiram SEO, e isso é especialmente verdadeiro quando se lida com pessoas que repetidamente bloqueiam o progresso do SEO. Muitas vezes, o medo e a falta de compreensão são a razão pela qual as recomendações de SEO nunca vêm a luz do dia.

É importante educar continuamente os tomadores de decisão sobre por que as recomendações de SEO são importantes. Mas também é importante desmistificar o processo, pois no final do dia, mostrar como o SEO pode afetar os resultados financeiros pode ser fundamental para fazer as coisas.

Os profissionais de SEO precisam comemorar e gabarem-se de suas vitórias, pois o autor do artigo refere ter descoberto que ninguém mais vai comemorar as suas vitórias por si. Informe os seus clientes e tomadores de decisão sobre as vitórias com antecedência e com frequência, pois também é importante trabalhar para tornar a vida dos seus tomadores de decisão mais fácil.

Se tudo o que você já fez como um profissional de SEO é solicitar alterações no site sem ajudar a tirar algo dele, rapidamente se tornará alguém cujas ligações poderão ser evitadas. Tudo o que você puder fazer para tornar as coisas mais fáceis para seus clientes deve ser feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here