Apps VPN do Android podem estar abusando de suas permissões

Você costuma não prestar atenção aos seus aplicativos de Android? Então é melhor começar a se preocupar, pois os usuários do Android estão sendo avisados ​​sobre permissões “perigosas” que os populares aplicativos da Google Play Store estão solicitando.

O Android é um dos softwares mais usados ​​no mundo, com o sistema operacional móvel do Google sendo executado em mais de dois bilhões de dispositivos todos os meses. Mas a enorme base de usuários do Android tem sido alvo de algumas ameaças de segurança de alto perfil.

Um bom exemplo disso, é o malware Judy, que é indiscutivelmente o maior nos últimos tempos. Este foi o medo de ter deixado mais de 36 milhões de dispositivos Android infectados por dezenas de aplicativos encontrados na Google Play Store.

E agora os fãs do Android estão novamente sendo alertados sobre um problema de segurança que eles precisam estar cientes. As VPNs são um grande negócio, oferecendo um serviço que oferece privacidade e segurança extra a quem está em redes públicas.

Mas especialistas afirmam que mais da metade dos aplicativos VPN para Android pedem aos usuários permissões “perigosas”. Dos 81 aplicativos baixados da Google Play Store, 62% exigiam permissões perigosas de usuários do Android, de acordo com pesquisas.

Uma permissão perigosa “poderia afetar a privacidade do usuário ou a operação normal do dispositivo” e “o usuário deve concordar explicitamente em conceder essas permissões”.

A pesquisa

O estudo foi realizado pela The Best VPN e publicado em um post online. Os aplicativos para Android que pediram permissões “perigosas” incluíam os que foram baixados milhões de vezes na Google Play Store.

Delineando a pesquisa da The Best VPN, John Mason escreveu:

“Muitos dos aplicativos VPN analisados ​​neste estudo pedem permissões que não são necessárias para que uma VPN funcione.

“Algumas permissões são bastante inofensivas. Como a capacidade de fazer com que o telefone vibre ou envie notificações de aplicativos.

“No entanto, outras são mais suspeitas. Embora essas permissões possam ser usadas para fins benignos, elas também têm a capacidade de comprometer a privacidade do usuário.”

Para que você não fique perdido sem saber o que fazer, o estudo aconselha que você “Ao selecionar e instalar um aplicativo VPN no Android, prestar atenção às permissões é importante.

“Leia a descrição e pense se o aplicativo realmente precisa da capacidade de gravar você para fornecer um serviço de VPN.

“Alguns dos aplicativos das maiores empresas acabaram sendo os mais suspeitos neste estudo, então você não pode confiar apenas nos grandes nomes.”

Vários aplicativos que The Best VPN disse que pediam permissões “perigosas” foram baixados milhões de vezes na Google Play Store. Assim, é melhor você prestar mais atenção aos seus aplicativos. Caso contrário o seu aparelho pode não estar tão seguro quanto você pensa.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here