Apple vs Samsung: a condenação na Coreia do Sul

Enquanto o processo judicial nos E.U.A. aguarda a decisão do júri, o tribunal sul-coreano de Seul declarou a existência de violações nas patentes tanto da Samsung como da Apple, mas considera que a empresa sul coreana não copiou o iPhone da Apple.

Segundo o tribunal, citado pela agência financeira Bloomberg, a Apple apropriou-se de duas ideias da empresa com sede na Coreia do Sul. O tribunal de Seul conclui que a empresa californiana violou duas patentes relacionadas com a transferência móvel de dados. Por sua vez a Samsumg infrigiu a patente relacionada com a funcionalidade do ecrã tátil, ao indicar o final de leitura com o recuar de determinado ficheiro, bem como o uso das teclas suscetíveis ao toque.

A luta entre as duas gigantes mundiais, dominantes do mercado móvel, começa a conhecer as primeiras consequências. Neste caso a Apple vai assim ter de suspender as vendas na Coreia do Sul de quatro produtos: iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e o iPad 2. No que diz respeito à Samsung,  a comercialização de doze dispositivos, smartphones e tablets, vai também ser suspensa. Entre estes encontram-se o Galaxy S, Galaxy S II e o Galaxy Tab.

Para além destas suspensões, o tribunal deliberou também o pagamento de multas por parte das duas empresas. A Samsung está sujeita ao pagamento de 40 milhões de won (moeda sul coreana), cerca de 28 mil euros. Já a Apple está condenada ao pagamento de 25 milhões de won, ou seja, cerca de 17.500 mil euros.

As vendas das empresas não deverão sofrer grandes prejuízos e quedas no país asiático tendo em conta que os produtos restringidos não são novidades no mercado. O iPhone 4S da Apple vai continuar disponível no mercado assim como o Galaxy S III da Samsung, referem os especialistas na área.

O veredito deste tribunal, é a primeira decisão oficial a ser conhecida uma vez que as duas grandes rivais têm ainda processos a decorrer nos E.U.A., na Europa e na Austrália, com especial relevância para aquele a decorrer na Califórnia, tendo reunido por exemplo, mais de 50 horas de testemunhos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here