Apple vs Samsung: a condenação na Coreia do Sul

Enquanto o processo judicial nos E.U.A. aguarda a decisão do júri, o tribunal sul-coreano de Seul declarou a existência de violações nas patentes tanto da Samsung como da Apple, mas considera que a empresa sul coreana não copiou o iPhone da Apple.

Segundo o tribunal, citado pela agência financeira Bloomberg, a Apple apropriou-se de duas ideias da empresa com sede na Coreia do Sul. O tribunal de Seul conclui que a empresa californiana violou duas patentes relacionadas com a transferência móvel de dados. Por sua vez a Samsumg infrigiu a patente relacionada com a funcionalidade do ecrã tátil, ao indicar o final de leitura com o recuar de determinado ficheiro, bem como o uso das teclas suscetíveis ao toque.

A luta entre as duas gigantes mundiais, dominantes do mercado móvel, começa a conhecer as primeiras consequências. Neste caso a Apple vai assim ter de suspender as vendas na Coreia do Sul de quatro produtos: iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e o iPad 2. No que diz respeito à Samsung,  a comercialização de doze dispositivos, smartphones e tablets, vai também ser suspensa. Entre estes encontram-se o Galaxy S, Galaxy S II e o Galaxy Tab.

Para além destas suspensões, o tribunal deliberou também o pagamento de multas por parte das duas empresas. A Samsung está sujeita ao pagamento de 40 milhões de won (moeda sul coreana), cerca de 28 mil euros. Já a Apple está condenada ao pagamento de 25 milhões de won, ou seja, cerca de 17.500 mil euros.

As vendas das empresas não deverão sofrer grandes prejuízos e quedas no país asiático tendo em conta que os produtos restringidos não são novidades no mercado. O iPhone 4S da Apple vai continuar disponível no mercado assim como o Galaxy S III da Samsung, referem os especialistas na área.

O veredito deste tribunal, é a primeira decisão oficial a ser conhecida uma vez que as duas grandes rivais têm ainda processos a decorrer nos E.U.A., na Europa e na Austrália, com especial relevância para aquele a decorrer na Califórnia, tendo reunido por exemplo, mais de 50 horas de testemunhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui