Apple vai reembolsar australianos que compraram o novo iPad

A Comissão para o Consumo e Concorrência australiana decidiu levar a Apple a tribunal por suposta publicidade enganosa no que diz respeito ao suporte a redes 4G. E os kangurus levaram a melhor.

Tal como acontece em Portugal, as rádio frequências australianas da mais recente geração de Internet móvel não são compatíveis com a antena instalada no novo iPad. Mas a Apple publicitou o tablet como sendo capaz de suportar as ligações 4G australianas através de um cartão SIM. A entidade que defende os consumidores decidiu apelar ao tribunal para que a empresa americana revelasse aos consumidores as verdadeiras capacidades do produto. A Apple apresentou-se à justiça defendendo-se ao dizer que o iPad suporta ligações HPSA e que esta ligação em alguns mercados é considerada como de quarta geração. Mas sem sucesso.

O tribunal decidiu dar razão à Comissão para o Consumo e Concorrência australiana. Entretanto a empresa de Cupertino já se prontificou a entrar em contacto através de email com todos os que compraram o novo iPad para esclarecer a situação e devolverá o dinheiro aos que se sentirem enganados. Caso a multinacional norte americana não cooperasse, a entidade queixosa iria propor multas de grandes valores e mesmo a proibição de vendas do novo tablet da Apple.

Segundo a investigação do site ZDNet, o iPad suporta ligações a redes 4G das redes norte americanas AT&T e Verizon. Nos EUA a quarta geração móvel funciona dentro dos 700MHz de frequência, enquanto os mesmos 700MHz são usados, por exemplo, no Reino Unido para os canais de televisão. Na Austrália a principal operadora, a Telstra, tem a quarta geração móvel a funcionar nos 1800MHz.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o «4Gate», mas segundo reportagem do Wall Street Journal, a entidade reguladora dos consumidores na Suécia está a ponderar iniciar uma investigação para saber se a publicidade também é enganosa no país escandinavo. Suécia, Alemanha e Emirados Árabes Unidos são outros países onde o iPad não suporta as conexões 4G.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here