Apple, uma marca em crescimento

Red Magic 3S

AppleA Apple é uma empresa ligada à produção de dispositivos electrónicos e de programas, quer de comunicações móveis, quer de computadores. Esta empresa está actualmente a trabalhar em todo o mundo e tem nos últimos tempos crescido de forma gigantesca.

A empresa de origem norte-americana foi fundada no ano de 1976 com o nome de Apple Computer, Inc por Steve Wozniak e Steve Jobs, este último que é o principal nome da empresa desempenhando a função de CEO e referido por muitos como o grande responsável pelo seu sucesso.

A Apple Inc começou por lançar o computador Apple I, que era um computador pessoal. No entanto, apenas com o lançamento do computador Apple II no final de 1970, um computador já mais sofisticado para a altura, a Apple conseguiu atingir o seu primeiro sucesso.

Ao longo do tempo as criações não pararam, seguindo-se depois o lançamento do QuickTime, que é um framework multimédia e do PowerBook G3, um computador portátil que vinha equipado com o processador PowerPC G3.

Após estes lançamentos a Apple voltaria a lançar novidades para o mercado, novidades essas que garantem até hoje o sucesso da empresa. Foram lançados no final dos anos 90 o iMac e o iBook. O iMac é um computador em que toda a sua estrutura se baseia no monitor, ou seja, o computador está todo incorporado no monitor, invenção está que causou um enorme sucesso. O iBook é um computador portátil ou notebook que segue a mesma linha do iMac, possuindo um design excelente e funcionalidades avançadas. Mais tarde, já em 2006, foi lançado o MacBook, que é o sucessor natural do iBook, possuindo características cada vez mais avançadas e mais adaptadas à situação actual do mundo dos computadores.

Estas invenções da Apple utilizam um sistema operativo também ele criado pela empresa, o MAC OS. Este sistema operativo atingiu também um grande sucesso, sendo o segundo sistema operativo mais utilizado no mundo, logo a seguir ao famoso Windows a Microsoft.

Num período mais recente, a empresa decidiu desviar-se um pouco do mercado dos computadores, e expandir-se também para o mundo das telecomunicações e dispositivos electrónicos de entretenimento.

Primeiro foi lançado o iPod em 2001, produto este que foi dos primeiros leitores de vídeo e áudio portátil. Tendo uma excelente qualidade de som e imagem e uma gama de design bastante variada e atractiva, o iPod é hoje em dia dos leitores de vídeo e áudio mais procurados em todo o mundo.

No entanto, o principal impulsionador recente da empresa é o iPhone lançado em 2007, que é o mais importante e mais procurado smartphone existente, que veio revolucionar o mundo das telecomunicações.

Steve Jobs sempre teve bastantes ideias baseadas na criação de novos produtos, na inovação e numa forte dedicação a tudo o que estava relacionado com o design dos produtos da Apple. Jobs admitiu mesmo, num período recente, que consumiu drogas alucinogénicas que ajudaram o CEO da Apple a ter ideias para a empresa e para novas apostas.

Segundo dados apresentados pela própria Apple, nos últimos três meses deste ano a empresa apresentou lucros 12% superiores aos apresentados no mesmo período do ano passado, ficando tal facto a dever-se ao sucesso do iPhone 3G e lançamento do seu sucessor, o iPhone 3G S.

Se a Apple continuar com as suas ideias inovadoras e mantiver a qualidade dos seus produtos, esta empresa continuará certamente a crescer bastante e poderá vir a tornar-se cada vez mais importante no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here