Apple Store App, uma maneira diferente de comprar

Red Magic 3S

A nova versão da Apple Store App permite comprar sem sair de casa ou adquirir um produto numa loja autorizada da Apple sem precisar da ajuda de um assistente técnico.

A Apple quer tornar as compras dos seus produtos mais fáceis e rápidas, sem que o utilizador tenha que sair da sua aplicação no smartphone.

Personal Pickup (Recolher em Pessoa) e o EasyPay (Pague Fácil) são as duas grandes alterações que a empresa da maçã incluiu na versão 2.0 da Apple Store App. Com o Personal Pickup é possível comprar qualquer produto Apple através da aplicação e mais tarde passar numa loja para ir buscar a encomenda ou esperar que alguém a entregue em casa. Apenas disponível nos Estados Unidos, a aplicação indica ainda ao comprador qual a loja mais próxima do ponto onde o pedido foi feito e a empresa de Cupertino garante ainda que “maior parte dos produtos em stock estarão disponíveis no espaço de uma hora“, segundo a descrição da app no iTunes.

A outra novidade é o EasyPay e tal como o nome indica, facilita o pagamento dos produtos comprados em qualquer loja reconhecida pela Apple. Entre numa loja, escolha o produto que pretende comprar, faça uma leitura ao código de barras do produto, receba as informações e as opiniões de outros utilizadores desse mesmo produto e se lhe agradar, compre. Todo o processo pode ser feito sem ser preciso a ajuda de um assistente da loja. A funcionalidade EasyPay apenas está disponível para o iPhone 4 ou iPhone 4S devido às limitações das câmaras fotográficas dos outros produtos da maçã.

Ainda restam dúvidas sobre como o processo de compra sem consulta de nenhum empregado possa funcionar. Comprar sem ter que prestar contas a nenhum funcionário pode ser um passo em direcção à fraude e ao roubo facilitado. Mas se por outro lado, no final da compra através da aplicação for preciso mostrar algum tipo de factura electrónica aos funcionários a comprovar a compra, o uso da aplicação acaba por ser contraditória pois continua-se a precisar dos assistentes. O site Mashable já tentou esclarecer esta situação junto da Apple.

Quer no Personal Pickup quer no EasyPay, o processo de pagamento é feito através da conta de cartão de crédito associado à Apple ID de cada utilizador. A nova actualização da Apple Store App permite ainda verificar o estado da encomenda actual e consultar o registo de compras anteriores. A empresa de Tim Cook parece estar a experimentar uma nova forma de se fazer comércio.

A Apple Store App já está disponível no iTunes para qualquer iPhone, iPodTouc e iPad com iOS 4.2 ou superior. Apesar de funcionar em iPad, a verdade é que a aplicação da loja virtual da Apple não tem uma versão desenhada de raiz para iPad,o que já levou à critica de alguns utilizadores na loja de aplicações da gigante norte-americana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here