Apple só deverá lançar telemóvel com 5G em 2020

A 5G está cada vez mais próxima de se tornar “grande”. O ano de 2019 deverá ver grandes avanços nesta nova tecnologia de rede. Porém, a Apple não deverá juntar-se logo “à festa” e deverá esperar até 2020 para lançar um iPhone com acesso a 5G.

Em sentido contrário seguem empresas como a Verizon e a Samsung, que anunciaram na segunda-feira que lançarão telemóveis com tecnologia 5G na primeira metade de 2019.

Esta informação é avançada pela Bloomberg, que refere que existe a possibilidade deste “atraso” da Apple se dever ao diferendo que mantêm com a Qualcomm, num momento em que a empresa está a mudar a utilização de chips desta marca para a Intel.

O problema aqui prende-se com o atraso da Intel na tecnologia 5G em relação à Qualcomm: tudo indica que a Intel não terá chips com suporte a 5G prontos a tempo da Apple produzir telemóveis ainda em 2019 com recurso a esta tecnologia de rede. A confirmar-se esta informação, a Apple não terá alternativa a esperar até 2020, ao contrário de muitas das suas concorrentes que continuam a utilizar chips da Qualcomm.

Ainda não há muitos detalhes sobre a tecnologia da Qualcomm
Apesar de levar vantagem em relação à Intel, a verdade é que os detalhes de como a tecnologia da Qualcomm será utilizada nos smartphones em 2019 ainda é muito escassa. Espera-se que na feira de tecnologia da Qualcomm, a realizar-se esta semana em Maui, poderão ser anunciados smartphones que recorram à nova tecnologia, utilizando o modem Snapdragon X50 GR NR.

Tudo indica que a tecnologia 5G aumentará o bandwidth para níveis muito superiores às redes 4G LTE, para além de outros benefícios como maior estabilidade. As empresas em Portugal já estão a planear o 5G e, o mais tardar em 2020, também já estaremos no mapa desta nova tecnologia.

Fonte: Blommberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here