Foxconn robotiza a sua produção e reduz funcionários

Robots welding in a production line

A Foxconn, empresa responsável há longa data pela produção de equipamentos Apple, está a substituir a mão de obra humana das suas fábricas por forças robotizadas.

Com esta medida de modernização, que atira para o desemprego milhares de chineses, dará à Apple um novo argumento na defesa do patriótico lema das empresas americanas ‘Made in USA’.

Nos últimos anos várias economias ocidentais têm visto perder investimento para o continente asiático onde a mão de obra especializada tem custos muito inferiores. Com a entrada de robôs em cena a probabilidade de regresso da produção aos países de origem aumenta de forma exponencial, tal como a Adidas comunicou há alguns dias. O regresso do fabrico de sapatilhas da Adidas à Alemanha ficou a dever-se ao recente investimento da conhecida marca de artigos desportivos em robôs para as linhas de produção.

A Apple tem tido como objetivo aumentar a produção em território americano dos seus produtos, o que ficou já demonstrado com a mais recente geração do Mac Pro. Esta alteração do país de produção fortalecerá a estratégia da marca em termos de comunicação e relações públicas, assim como dará à empresa de Tim Cook uma maior facilidade no controlo de fornecimento de materiais para o fabrico dos equipamentos.

Fonte: SCMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui