Apple resolve processo por abuso de poder da App Store

O desenvolvedor e crítico da App Store Kosta Eleftheriou resolveu o seu processo com a Apple, de acordo com um relatório do TechCrunch. O processo, foi aberto em março de 2021 e argumentou que a Apple dificultou a venda do seu aplicativo, Flicktype, na App Store, depois de aparentemente ter perdido o interesse em adquirir a tecnologia.

O processo alegava que a Apple usou o seu poder de monopólio como fabricante do iPhone e como empresa responsável pela App Store para “esmagar” os desenvolvedores que competem com ela através de “taxas de exploração e aplicação seletiva de restrições opacas e irracionais”. Eleftheriou acusou também a Apple de fazer pouco para conter a onda de aplicativos fraudulentos que enganaram os utilizadores.

Em entrevista, Eleftheriou disse que não podia comentar sobre o acordo ou sobre os seus sentimentos sobre isso. No entanto, ele ofereceu algumas sugestões sobre a que a Apple poderia fazer para melhorar a App Store daqui para frente.

Eleftheriou também sugeriu que a Apple poderia ser muito mais transparente publicamente sobre porque motivo os aplicativos foram removidos. Ele disse que quando se visita um URL da App Store para um aplicativo que não está mais na loja, ele deve dizer porque ele foi removido, se foi porque o desenvolvedor o tirou do ou porque violou alguma regra, ou se simplesmente a avaliação era fraca.

Eleftheriou tem encontrado e apontado golpes flagrantes na App Store (algo que ele ainda está a fazer, de acordo com TechCrunch), e ele diz que este tipo de movimento iria ajudar o público a ter uma noção de quantos problemas e fraudes estavam na loja da Apple, e quantos foram removidos. Embora ele não ache que a Apple iria divulgar as suas próprias estatísticas mas ele diz que as páginas públicas que dizem porque motivo os aplicativos foram retirados podem ser extraídas de dados de empresas que monitoram a App Store, dando-nos uma ideia aproximada de como vários problemas são predominantes.

À medida que a ameaça da regulamentação antitruste aumenta, especialmente em torno da Apple isto pode significar um avanço muito interessante.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui