A grande maioria dos utilizadores do sistema operativo iOS não utiliza qualquer antivírus no seu dispositivo. Ele é reconhecido precisamente pela sua segurança, não só por maior parte dos vírus e malware em geral para plataformas mobile ser desenvolvido para o Android, mas também devido à natureza dos serviços da App Store que, ao efetuar um controlo rigoroso de todas as aplicações presentes em stock para os iPhones, faz com que esta seja considerada de confiança a possíveis ameaças.
Bastante confiante em si própria, a Apple decidiu agora remover todas as aplicações de antivírus e malware da sua App Store pois insiste que os seus equipamentos, tanto iPhones como iPads, não necessitam desse tipo de proteção.
Os utilizadores da aplicação conhecida aplicação VirusBarrier iOS não necessitam de ficar preocupados porque embora essa aplicação também tenha sido eliminada da App Store (tal como várias outras) os updates necessários tais como definições de vírus continuarão a ser lançados desde que estes não necessitem de ser lançados pela App Store.
A Kaspersky Lab também já se pronunciou sobre essa decisão da Apple, lamentando-a pois tinha planeado criar um antivírus próprio para o iOS.