Apple regista patente que pode projectar e simular som em qualquer direção.

Hoje em dia a realidade aumentada está fortemente associada à projecção de imagens. Então e o som? Segundo uma patente que o Patently Apple obteve acesso pode se notar que a Apple poderá ter intenções de estender o conceito de realidade aumentada também ao som. Os utilizadores poderão, assim, usufruir de imagem e som.

Esta nova invenção permite aos utilizadores ouvirem as pessoas como se as mesmas estivessem localizadas em pontos específicos da divisão, ou mesmo locais exteriores por exemplo (ver um filme de terror vai ser uma experiência muito mais assustadora). Existindo já patente registada para headsets, esta nova possibilidade é uma aplicação para as colunas do MacBook.

Com esta nova aplicação torna-se possível para o sinal de áudio processado através de acústica virtual poder ser utilizado durante projecções de filmes (o assassino do filme de terror vai estar na nossa sala), eventos desportivos e mesmo videojogos. Através do uso desta aplicação torna-se ainda mais real a sensação de estarmos dentro do filme ou presentes no meio da ação do jogo, como se tudo acontecesse mesmo ao nosso lado.

Esta nova tecnologia tem como base um sistema um tanto ou quanto parecido com o cancelamento de ruído. Ou seja, um dos lados do sistema de speakers deixa de projectar som para se ouvir apenas som do outro lado (o que nos ajuda a saber de que lado alguém vai saltar para nos assustar no tal filme de terror).

O som é projecto na direção desejada através de um sistema de algoritmos em conjunto com um processamento digital e tal é baseado na perceção do ser humano de captar o som. Assim, além das colunas da direita e da esquerda, teremos também uma terceira com a mistura das duas primeiras.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here