Apple regista patente para sapatilhas “inteligentes”

smart shoeA Apple registou uma patente de chips para sapatilhas “inteligentes” com a designação “sensores para sapatos, sistema sensível ao corpo, avaliação da atividade e métodos associados”. A patente foi requerida em julho do ano passado, mas só esta semana foi aprovada. 

A patente descreve um método de colocação de um sensor e um processador no salto de um sapato, que poderia ser utilizado para alertar o utilizador de quando a sola está gasta e precisa de ser substituída.

O sensor seria capaz de detetar e registar os hábitos de uso de uma pessoa do seu calçado e perceber, consoante o pavimento que pisa  e o tempo de vida útil normal de um sapato, qual o estado do calçado.

A tecnologia também poderia ser utilizada em outras situações ou por desportistas, como por exemplo, como no levantamento do peso, já que os sensores de pressão alertariam quando o sapato estivesse gasto ou, imaginemos até, no basquetebol. Um jogador de basquetebol coloca mais pressão nos sapatos quando salta e quando corre a fundo e pára subitamente. Um sensor detetaria todas estas ações diferentes e determinaria as condições do sapato, utilizando os dados cumulativos.

Um par de sapatos gasto iria emitir um alerta utilizando uma série de luzes LED ou por meio de um transmissor sem fios ligado a um monitor externo, tal como um smartphone.

A Nike já tem vindo a desenvolver alguns produtos que oferecem uma experiência enriquecida pela interação entre o desporto e a tecnologia e a patente da Apple não seria descabida num contexto semelhante, enquanto parceira ou até mesmo concorrente da marca de desporto. Só o tempo dirá qual o alcance deste projeto da gigante tecnológica.

Fonte: Techradar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here