Apple regista patente de um segundo ecrã para o iPad

A empresa de Cupertino desenvolveu um novo conceito de Smart Cover que seria composto por um ecrã flexível e que traria novas funcionalidades ao tablet. Entre elas estaria o uso da proteção como uma extensão do ecrã principal ou como teclado ao estilo Surface.

O Departamento de Patentes dos Estados Unidos aprovou um registo efetuado pela Apple no qual o conceito de Smart Cover sofre algumas transformações, mas no sentido de ficar mais «inteligente». Apesar da descrição da patente ser confusa, as imagens divulgadas permitem ter uma ideia de como a marca da maçã pode fazer evoluir a proteção dos iPads. A capa de proteção passaria a funcionar como um segundo ecrã do iPad, onde apareceriam mais informações e aumentaria também o espaço de tela disponível.

A Smart Cover iria ligar-se através do mesmo sistema de magnetismo atual, mas incluiria uma ligação através da qual poderia partilhar energia e dados com o tablet. Para isso estaria equipada com três painéis solares que alimentariam constantemente os dois dispositivos. Num outro esboço pode ver-se a capa de proteção usada como teclado ou como área de desenho.

Apesar de nada garantir que venha a existir, a marca da maçã mostra que está atenta às tendências atuais e em caso de sucesso, tem resposta para os tablets Surface e Sony Xperia. A ideia de segundo ecrã pode ser visto também como uma resposta à nova consola da Nintendo, ainda que o conceito da Wii seja diferente e mais independente. Mas trazer um segundo ecrã, como funcionalidades extras e rápidas, poderiam fazer do iPad uma plataforma de jogo ainda com mais sucesso.

A criadora dos iPhone e iPad é uma das empresas que mais patentes regista e o número de processos em tribunal em que se diz vítima de «roubo de ideias» prova isso mesmo. O pedido de patente para a nova Smart Cover foi feito pela Apple em 2011. Muitos dos conceitos e ideias registados muitas vezes não chegam à fase de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here