Apple regista patente de um dispositivo que poderá concorrer com o Project Glass

A Google mostrou os seus óculos de realidade aumentada ao mundo e toda a gente delirou. É um salto tecnológico significativo numa época de smartphones e tablets. Mas a empresa rival também teve a mesma ideia e viu agora a patente do dispositivo ser aprovada.

A Apple submeteu o pedido no ano de 2006 para um aparelho de “experiência de visualização melhorada”. Melhorada no sentido em que envolve mais o utilizador com o mundo que o rodeia. Apesar de não haver nenhuma fotografia do dispositivo em questão, a descrição feita durante o pedido revela a possibilidade de a marca da maçã criar algo parecido com o Project Glass Explorer. A patente aceite no dia 3 de julho de 2012 no Departamento de Patentes dos Estados Unidos da América, diz respeito a um sistema de “ecrãs periféricos aplicáveis na cabeça”.

É um “ecrã que a pessoa usa na cabeça de maneira a ter informação disponível diante dos olhos através do formato vídeo”. O registo refere ainda que serão usados dois painéis que tanto podem ser do tipo CRT, LCD ou OLED e que serão suportados por duas lentes amplificadoras ou outros elementos óticos. Todo o equipamento pode estar incluído num “capacete, num visor ou em óculos”.

O registo de patentes nem sempre significa a real existência dos produtos. Muitas não chegam a passar do papel. Ainda assim fica a ideia de que a Apple também pensa no futuro e na possibilidade de os periféricos usados como óculos de realidade aumentada serem uma aposta de mercado. O facto de várias fabricantes estarem interessadas em desenvolver modelos de óculos inteligentes dá ainda mais razão à Google, pelo menos no tempo em que apresentou o projeto.

A gigante dos motores de busca vai disponibilizar já em 2013 o Project Glass Explorer para utilizadores americanos que estejam dispostos a pagar 1500 dólares e a colaborar com a Google no desenvolvimento do dispositivo. A empresa de Mountain View também possui uma patente registada no US Patent Office. Estará à vista mais uma guerra de dispositivos e um agravamento da guerra de patentes?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui