Pelo terceiro ano consecutivo, a revista Forbes voltou a eleger a Apple como a marca mais valiosa do Mundo.
O símbolo da maçã está avaliado em 104,3 mil milhões de dólares, valor que representa um crescimento de 20 por cento face ao ano anterior. A Forbes afirma que a marca continua a ser a mais valiosa apesar de ter perdido quase 45 por cento do valor na bolsa nos últimos 12 meses e de estar mais focada em melhorar produtos existentes, em vez de lançar outros novos.
No último trimestre a Apple vendeu 33,8 milhões de iPhones, 14,1 milhões de iPads e 4,6 milhões de Macs, números que poderão ajudar a justificar a escolha da revista norte-americana.
Na lista publicada esta quarta-feira, 6, pela Forbes, em segundo e terceiro lugares estão a Microsoft (56,7 mil milhões de dólares) e a Coca-Cola (54,9 mil milões de dólares), respetivamente, sendo que as vinte primeiras posições são dominadas por empresas tecnológicas onde também entram a Google, IBM ou Cisco, por exemplo. Vale ainda a pena referir a grande rival da Apple, a Samsung, que registou um crescimento de 53 por cento no seu valor em apenas um ano (vale agora 29,5 mil milhões de dólares), ocupando a nona posição.
A Forbes avaliou o valor de 100 marcas, de 15 países, em 20 setores. Para chegar ao ranking final, foram tidos em conta fatores como o desempenho da marca, a faturação ou o lucro.