A Apple publicou um Relatório de Transparência da App Store, algo que a empresa concordou em fornecer aos desenvolvedores como parte de um acordo judicial de 2021. Sob os termos do acordo, a Apple prometeu fornecer aos desenvolvedores estatísticas significativas sobre o processo de revisão de aplicações, incluindo o número de apps rejeitadas, o número de contas de clientes e desenvolvedores desativadas, o número de apps removidas da App Store, dados sobre consultas e resultados de pesquisa.
Todas as informações solicitadas pelos desenvolvedores estão no Relatório de Transparência da App Store de 2022 e nos dados complementares que o acompanham, com o relatório disponível para download no site jurídico da Apple.
Em 2022, havia 1.783.232 aplicações na App Store e 1.679.694 apps rejeitadas por vários motivos, como segurança, desempenho, design e questões legais. A Apple fornece números sobre as diretrizes específicas da App Store que foram violadas por aplicações rejeitadas, com o maior número de rejeições de regra única (149.378) devido a violações da regra Design 4.0 e da regra DPLA 3.2 Fraud (32.009).
Um total de 253.466 envios de aplicações foram aprovadas após a rejeição, quando os desenvolvedores trabalharam com a Apple para resolver problemas, e 186.195 apps foram removidas da App Store por quebrarem as regras da App Store. A maioria das que saíram eram jogos, seguidas por “Utilitários”, “Negócios” e “Educação”.
A Apple descreve também o número total de aplicações removidas da App Store a pedido de governos e a China está no topo da lista. O governo chinês pediu à Apple para remover 1.435 apps, mas 1.276 eram jogos que foram removidos por não terem a licença GRN exigida pela China.
A Apple removeu ainda 14 aplicações a pedido do governo da Índia, 10 aplicações do Paquistão e sete da Rússia. Noutros países, incluindo Türkiye, Bulgária, Chipre, Hong Kong, Itália, Letónia e Nigéria, duas apps foram removidas a pedido do governo.
A Apple vai, então, passar a fornecer esses relatórios de transparência da App Store aos desenvolvedores anualmente.
Fonte: Mac Rumors