A Apple começou em 2019 o processo de contratação de novos engenheiros dedicados ao desenvolvimento daquilo que chama “build the next generation of media apps for Windows”. O mesmo resultou na altura, na criação da aplicação Apple TV para a XBox, lançada como sabemos no ano anterior.
O site 9to5Mac percebeu que a fabricante estaria a planear em disponibilizar a sua aplicação de música e Podcast na Microsoft Store, e que ambas poderão chegar ao público mais para o final do corrente ano.
Segundos algumas fontes que entraram em contacto com o site 9to5Mac, a Apple está a testar ambas as aplicações de música e Podcast para a plataforma Windows em uma versão privada beta. Até ao momento ainda não foi possível confirmar se as mesmas irão ser compatíveis com os computadores pessoais com o sistema operativo Windows ou se irão ser desenvolvidas para funcionar exclusivamente com a consola Xbox, à semelhança da aplicação Apple TV.
No entanto, podemos facilmente imaginar que estas aplicações em especifico irão estar disponíveis para os utilizadores de PC desde que o iTunes foi descontinuado em 2019 e com o lançamento do MacOS Catalina. Apesar de que, a Apple continua a oferecer uma versão do iTunes para o Windows.
Mas a realidade no entanto é que a mesma não têm sofrido muitas actualizações nem novas funcionalidades faz algum tempo. O acesso à Apple Music e Apple Podcasts através do iTunes simplesmente não é a das melhores experiências que podemos ter.
Quando a fabricante começou a contratar novos engenheiros para trabalhar no desenvolvimento de novas aplicações para a plataforma Windows, a empresa fez questão de refereênciar que para o novo cargo iria ser necessário muita experiência com a plataforma de programação UWP (Universal Windows Platform), o que é basicamente a plataforma do actual Windows.
À medida que a Apple expande os seus investimentos em serviços, faz todo o sentido que a empresa pretenda alargar o seu leque de oferta de aplicações a outras plataformas.
Fonte: 9to5Mac