Apple poderá ter que parar de usar um dos seus cabos de carregamento

Red Magic 3S

A empresa Apple poderá ser obrigada a abandonar o uso do seu cabo Lightning caso as leis europeias vinguem. O referido cabo é usado para carregar e sincronizar os aparelhos da Apple, tais como o iPhone.

Membros do Parlamento Europeu pediram que comece a existir um maneira única de carregamento. Outros dois tipos de cabos de carregamento, o USB-C e o micro-USB são usados por dispositivos Android e já se pode constatar que a Apple deixou de usar o cabo Lightning no iPad de 2019.

Os reguladores Europeus irão votar sobre o assunto numa data ainda a definir mas a empresa Apple avança que as propostas apresentadas irão abrandar a inovação e irão causa transtornos para os consumidores.

Caso as propostas sejam aprovadas os dispositivos da Apple que são vendidos na Europa terão que ter um método de carregamento novo. O mais provável será a Apple adoptar o cabo USB-C, tendo em conta que o iPad de 2019 já deixou de usar o cabo Lightning.

Outra possibilidade seria a remoção por completo de cabos e entradas de carregamento e passar a usar o carregamento wireless.

A maioria dos telemóveis Android recentemente construídos já têm as entradas USB-C.

Durante a última década que a Comissão Europeia anda pedir a existência de um método único de carregamento. Em 2009 existiam mais de 30 maneiras de carregamento no mercado mas esse numero já se reduziu para apenas três.

O objectivo destas mudanças é diminuir o lixo electrónico. Este lixo electrónico está estimado gerar cerca de 51000 toneladas de lixo por ano. Esta situação é muito negativa para o ambiente pelo que a adoção do uso único de um modo de carregamento iria diminuir o impacto negativo no ambiente.

Há quem defenda que o futuro passa por se carregar os dispositivos através de um método Wireless, mas por enquanto reduzir o lixo criado já um passo positivo.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here