Apple pode, finalmente, deixar o cabo Lightning no iPhone em 2021

Red Magic 3S

O analista Ming-Chi Kuo é conhecido por já ter divulgado informações corretas sobre a Apple, baseadas nas suas ligações às fabricantes de componentes para a Apple, por isso quando o Kuo divulga informações sobre produtos da Apple, temos de encarar com seriedade. Se ele estiver correto, 2021 poderá ser uma das grandes mudanças que já se espera que aconteça nos iPhones, a mudança do cabo próprio de carregamento.

Segundo o que Kuo afirma, o iPhone de 2021 topo de gama deverá abandonar a porta Lightning em favor de uma “experiência completamente sem fio”. Este conceito não é único, já que já foram apresentados e lançados smartphones neste sentido, mas sem dúvida que se a Apple disponibilizar um equipamento neste sentido, significa que a tecnologia já estará preparada para oferecer uma utilização de grande qualidade ao consumidor.

Apesar de esta informação ser muito interessante, Kuo não especifica como é que o carregamento do iPhone em 2021 acontecerá, apenas que não será com fios, seguindo um conceito iniciado pela Meizu com o smartphone MeizuZero, mas que não chegou a ficar disponível no mercado.

Os iPhones começaram a ter suporte ao carregamento sem fios Qi em 2017, mas apesar de este tipo de carregamento sem fios ter vindo a ganhar terreno, devido ao aumento da quantidade de carregamento que é já possível através de outras tecnologias de carregamento sem fios, ainda não é uma forma de carregamento preferencial. Além disso, “obrigar” a este novo formato de carregamento sem fios, também vai obrigar à Apple a disponibilizar, logo na caixa, essa tecnologia de carregamento, sendo que poderá ser esse um dos motivos do porque apenas a versão de topo terá esta funcionalidade, possivelmente o iPhone Plus.

E já nem vamos falar das alterações que os consumidores têm de fazer, já que no trabalho já não poderei carregar o seu iPhone em qualquer tomada, sendo que esta alteração irá influenciar os consumidores da mesma forma que da alteração do MicroUSB para o USB-C.

Apesar disso, e tendo em conta que a Apple já fez essa alteração em outros produtos, também não se coloca de parte que a Apple não aproveite o iPhone 2021 para retirar completamente o cabo lightning e mudar tudo para USB-C, tal como já acontece nos iPads e nos MacBooks.

Se por um lado é verdade que o analista Ming-Chi Kuo tem uma excelente taxa de acerto, a verdade é que 2021 ainda está muito distante e se é verdade que os fabricantes começam a preparar os seus equipamentos com alguma antecedência, certamente que a Apple ainda está a preparar o seu iPhone 2020 e o sucessor deste equipamento esteja “apenas” por ideias e nem na própria Apple já esteja com grandes planos.

Mas, se em 2021 isto acontecer, certamente que já não seremos apanhados de surpresa.

Fonte: MacRumors

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here