Apple pode estar procurando métodos para trazer a autenticação do usuário para os AirPods

A Apple costuma registrar várias patentes, e a maioria delas costumam ficar apenas no papel. Mas não se pode negar o fato de que algumas delas são muito interessantes e que poderiam ser muito populares se fossem realmente desenvolvidas.

Um exemplo disso, é que a Apple pode estar procurando métodos para trazer a autenticação do usuário para os AirPods, de acordo com um pedido de patente da Apple recém-publicado. Com o título de “User Identification Using Headphones” o pedido de patente foi registrado no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos.

No pedido a Apple explica como pode autenticar usuários de AirPods usando outros dispositivos próximos, sinais ultrassônicos, reconhecimento de voz e até mesmo a identificação de um usuário pela maneira de andar.

A patente procura resolver o problema de os AirPods não conseguirem determinar se um usuário é o usuário autorizado de um dispositivo conectado (Sejamos sinceros, isso realmente é um problema, principalmente para as pessoas que frequentam de locais públicos e com alto fluxo de pessoas.

A Apple sugere que isso pode ser um problema, já que qualquer usuário pode colocar fones de ouvido no ouvido enquanto estiver conectado a um dispositivo pertencente a outra pessoa, o que corre o risco de o dispositivo conectado liberar informações pessoais, como por meio de notificações anunciadas pela Siri.

Autenticação através dos AirPods

O sistema é capaz de ignorar a necessidade de Face ID, Touch ID ou qualquer outro tipo de autenticação biométrica em um dispositivo separado, usando uma “pontuação de similaridade” para verificar a identidade de um usuário.

Essa pontuação de similaridade pode ser baseada em várias variáveis, como a proximidade de outros dispositivos próximos pertencentes ao proprietário do dispositivo conectado.

No entanto, a Apple diz que a biometria ainda pode ser usada para aumentar a precisão da pontuação de similaridade. Para autenticar um usuário com base na biometria com os próprios AirPods, a Apple propõe tocar e receber sons ultrassônicos dentro dos fones de ouvido:

A Apple diz que “várias características do ouvido do usuário fornecem um eco do sinal ultrassônico que é exclusivo do usuário. Variações na superfície do canal auditivo do usuário podem fazer com que o sinal ultrassônico seja refletido na superfície e gere um eco com uma assinatura associada ao usuário.”

A Apple acrescenta que os AirPods também podem usar informações coletadas sobre a maneira de andar e a voz de um usuário usando os giroscópios, acelerômetros e microfones dos AirPods para determinar se eles são os proprietários do dispositivo conectado.

Fonte: MacRumors

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui