Apple pode desistir totalmente do cabo lightning e usar apenas USB-C

Já há algum tempo que se fala da possibilidade de a Apple deixar de utilizar o proprietário cabo de carreamento lightning no iPhone, utilizando outro cabo mais comum, neste caos o USB-C. E se é verdade que é esperado que isso aconteça em breve, o tempo tem passado e a Apple continua a apostar no seu cabo proprietário.

No entanto, as regras europeias que impõem o USB-C a todos os dispositivos eletrónicos estão “aí à porta” e, por isso, é normal que a Apple esteja a planear fazer essa alteração para USB-C. E a verdade é que a Apple poderá fazer tudo ao mesmo tempo, isto é, não será apenas o iPhone a mudar para USB-C.

A Apple está se preparando para trocar a porta Lightning proprietária em seus iPhones em 2023 pelo USB-C, afirma o analista da empresa Ming-Chi Kuo. Se o analista já se tinha referido que o iPhone aconteceria dentro de dois anos, agora vai mais longe e afirma que essa alteração deverá acontecer em todos os produtos da marca, como até faz sentido.

Num par de tweets, Kuo disse que a Apple faria a mudança em 2023, baseando essa afirmação numa pesquisa que ele não especifica, mas que normalmente as informações que ele obtém vêm dos fabricantes de componentes.

Kuo disse que a adoção do USB-C “poderia melhorar a transferência e a velocidade de carregamento do iPhone, mas os detalhes finais das especificações ainda dependem do suporte ao iOS”. A previsão de Kuo não é nova – rumores e especulações sobre a Apple adotar o USB-C para o iPhone circulam há anos.

A indústria de smartphones em geral adotou o padrão USB-C, e a própria Apple já a adotou parcialmente, adicionando USB-C aos seus iPads mais recentes e usando portas Thunderbolt compatíveis com USB-C em muitos Macs. A pressão para mudar também aumentou, nomeadamente da esfera política na Europa.

No entanto, a Apple sempre pareceu particularmente resistente à ideia. Foi sugerido que a empresa preferiria tornar seus iPhones sem portas, contando com carregamento sem fio e transferência de dados, do que colocar o USB-C nos seus dispositivos.

Uma coisa é certa, independentemente do que venha a acontecer, o “Made for iPhone” (MFI) dá um bom lucro à empresa e a Apple certamente que atrasará a mudança do USB-C o mais possível para não perder esta fatia de receitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui