Apple pode abandonar planos de encriptar totalmente backups por causa do FBI

A Apple abandonou os planos de proteger totalmente os backups de iPhone e iPad dos usuários depois que o FBI reclamou da iniciativa, relata a Reuters. Os dispositivos Apple têm uma reputação merecida por proteger os dados no dispositivo, mas os backups feitos usando o iCloud são outra questão.

Essas informações são criptografadas para impedir invasores, mas a Apple possui as chaves para descriptografá-las e as compartilha com a polícia e os governos quando legalmente exigido.

Defensores da privacidade como a Electronic Frontier Foundation há muito criticam esse acordo, mas a Apple diz que é necessário para quando os usuários ficam bloqueados em sua conta. Para backups do iCloud, “nossos usuários têm uma chave e nós temos uma”, disse o CEO Tim Cook em 2019 .

“Fazemos isso porque alguns usuários perdem ou esquecem sua chave e esperam ajuda de nós para recuperar seus dados”.

Apple

Em 2018, a Apple planejava fechar essa brecha aplicando a mesma criptografia de ponta a ponta usada nos dispositivos para os backups do iCloud dos usuários – mas o plano nunca avançou. A Reuters agora diz que a fabricante do iPhone inverteu o curso depois de conversar com o FBI sobre o assunto.

A fonte disse que a decisão foi influenciada pela longa batalha judicial da Apple em 2016 com o FBI sobre um iPhone pertencente a um dos atiradores de San Bernardino.

O FBI exigiu que a Apple construísse um backdoor em seus próprios dispositivos, mas a Apple recusou, dizendo que isso prejudicaria permanentemente sua segurança. Eventualmente, o FBI encontrou seu próprio caminho .

De acordo com o ex-funcionário com o qual a Reuters falou, a Apple não queria agravar ainda mais o FBI bloqueando-o dos backups do iCloud. “Eles decidiram que não iriam mais cutucar o urso”, disse a fonte.

Em reuniões com a agência, funcionários do FBI disseram à Apple que o plano prejudicaria suas investigações. O FBI e outros órgãos policiais pedem regularmente à Apple que decodifique os dados do iCloud e, no primeiro semestre de 2019, solicitaram acesso a milhares de contas. A Apple diz que cumpre 90% desses pedidos.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here