Apple pode abandonar planos de encriptar totalmente backups por causa do FBI

Red Magic 3S

A Apple abandonou os planos de proteger totalmente os backups de iPhone e iPad dos usuários depois que o FBI reclamou da iniciativa, relata a Reuters. Os dispositivos Apple têm uma reputação merecida por proteger os dados no dispositivo, mas os backups feitos usando o iCloud são outra questão.

Essas informações são criptografadas para impedir invasores, mas a Apple possui as chaves para descriptografá-las e as compartilha com a polícia e os governos quando legalmente exigido.

Defensores da privacidade como a Electronic Frontier Foundation há muito criticam esse acordo, mas a Apple diz que é necessário para quando os usuários ficam bloqueados em sua conta. Para backups do iCloud, “nossos usuários têm uma chave e nós temos uma”, disse o CEO Tim Cook em 2019 .

“Fazemos isso porque alguns usuários perdem ou esquecem sua chave e esperam ajuda de nós para recuperar seus dados”.

Apple

Em 2018, a Apple planejava fechar essa brecha aplicando a mesma criptografia de ponta a ponta usada nos dispositivos para os backups do iCloud dos usuários – mas o plano nunca avançou. A Reuters agora diz que a fabricante do iPhone inverteu o curso depois de conversar com o FBI sobre o assunto.

A fonte disse que a decisão foi influenciada pela longa batalha judicial da Apple em 2016 com o FBI sobre um iPhone pertencente a um dos atiradores de San Bernardino.

O FBI exigiu que a Apple construísse um backdoor em seus próprios dispositivos, mas a Apple recusou, dizendo que isso prejudicaria permanentemente sua segurança. Eventualmente, o FBI encontrou seu próprio caminho .

De acordo com o ex-funcionário com o qual a Reuters falou, a Apple não queria agravar ainda mais o FBI bloqueando-o dos backups do iCloud. “Eles decidiram que não iriam mais cutucar o urso”, disse a fonte.

Em reuniões com a agência, funcionários do FBI disseram à Apple que o plano prejudicaria suas investigações. O FBI e outros órgãos policiais pedem regularmente à Apple que decodifique os dados do iCloud e, no primeiro semestre de 2019, solicitaram acesso a milhares de contas. A Apple diz que cumpre 90% desses pedidos.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here