Apple permitirá a criação de mostradores pelos programadores no Apple Watch

A Apple sempre foi conhecida pelo seus sistemas fechados e a verdade é que continuam muito restritas a ações de terceiros. Mas, também, é verdade que a seu passo a Apple tem libertado alguns recursos importantes a outros programadores e isso tem sido muito bom para os utilizadores. E a próxima versão do sistema operativo do Apple Watch, o watchOS 4.3.1 poderá voltar a ter novidades neste sentido.

Quem avança com a notícia é do Guilherme Rambo, do 9to5Mac, que encontrou informação que sugere que a Apple pode abrir a possibilidade de criação de mostradores para o Apple Watch a terceiros, o que seria mais um posso importante para a marca, para os programadores e, principalmente, para os consumidores.

No Android ou no Samsung Gear, é possível aos programadores a criação de mostradores diferentes dos disponibilizados pela marca e é um pedido que os consumidores já têm vindo a fazer no Apple Watch. Se é verdade que a Apple é conhecida por ter um sistema fechado, também é verdade que nos últimos tempos a Apple tem libertado acessos que antes eram restritos às próprias aplicação da Apple, como o teclado ou mesmo a Siri. Portanto, isto a acontecer não é totalmente surpreendente.

Segundo o site, no framework NanoTimeKit, responsável pelos mostradores no Apple Watch, foi encontrado uma referência a essa possibilidade:

r3 = “É aqui que a geração do pacote de configuração de mostradores de terceiros aconteceria”

Esta informação que podemos confirmar na imagem seguinte, não dá certezas de que isto seja feito, tal como o próprio autor do artigo refere, no entanto dá a entender que a Apple já está a pensar nisso, o que se espera que numa próxima atualização isso seja possível.

Espero que esta seja uma das novidades que a Apple anuncie no próximo WWDC 2018, que decorrerá entre os dias 4 e 8 de junho, o sítio onde, normalmente, a Apple anuncia as novas versões dos seus sistemas operativos e todas as novidades a pensar nos programadores.

Veja também...

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificar de