Apple e outras empresas são acusadas de trabalho infantil

trabalho-infantil1

Entre as outras empresas que estão a ser acusadas, veem-se nomes como Samsung, Sony, Microsoft, Huawei, Volkswagen, LG Chem, Dell, HP, ZTE, Vodafone e Daimler.

Este tipo de acusação já é feito à Apple desde há bastante tempo, no entanto as queixas deste género veem sempre por más condições de trabalho em fabricas que produzem os iPhones na China, fabricas essas que usam e abusam de trabalho infantil.

A novidade desta vez é que além da Apple, muito mais empresas foram acusadas também e não por más condições de trabalho na China, mas sim por trabalho infantil em África. A denúncia foi feita com base numa investigação da ONG Amnesty International and Afrewatch. Segundo eles, um mineral cobalto é usado para fabricar baterias que todas essas empresas usam e é produzido na República Democrática do Congo por crianças de 7 anos.

Apesar de as empresas acusadas não serem diretamente responsáveis, elas também têm culpas no cartório, uma vez que contratam serviços de empresas que têm condições de trabalho precárias, isto é o que afirma quem fez a denúncia.

Em resposta algumas das empresas alegam fazer frequentemente visitas surpresa e inspeções a esses locais suspeitos de más condições de trabalho, no entanto até à data, nunca encontraram nada.

Fonte: Cnet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui