Apple News chega aos 90 milhões de leitores regulares

passatempo

A Apple News, a aplicação de notícias da Apple, chegou aos 90 milhões de leitores regulares. Esta aplicação foi lançada há 3 anos para os iPhones e iPads. Este número foi divulgado agora que a Apple se prepara para lançar um serviço de subscrição dentro desta aplicação.

Segundo o The New York Times, a Apple prepara-se para colocar “dezenas de publicações” num serviço de subscrição mensal como a Netflix. Esta publicações deverão incluir revistas e jornais.

A Apple comprou um serviço deste género no início deste ano

O Texture é um serviço que se enquadra precisamente neste conceito. Por 10 dólares mensais, o utilizador pode aceder ao conteúdo do The New Yorker ou da revista Time, entre outros grandes nomes. O serviço Texture ainda existe, mas não tem de longe o potencial de alcance da Apple News, que se encontra por definição em quase todos os dispositivos da Apple.

Subscrição poderá ser lançada no próximo ano

Não existe confirmação oficial deste serviço, apesar dos fortes rumores. E, assim sendo, também não existe uma data. Porém, o Times afirma que deverá ser lançado “em breve”, talvez no próximo ano.

Poderá ser uma solução para a crise financeira do jornalismo?

Não é segredo para ninguém que o jornalismo se encontra numa fase de transição. Se, por um lado, se pode defender a posição de que nunca os jornais tiveram tantos leitores graças à propação de notícias pela internet; por outro lado, as pessoas habituaram-se a consumir notícias sem ter que pagar. Combinando esse facto com o facto de que a maioria dos lucros por publicidade na internet são sugados por companhias como o Facebook ou a Google, gera-se um cenário algo negro para as receitas do jornalismo, que tem vindo a descer nos últimos anos.

Poderão os serviços de subscrição ser a resposta para este problema? Serviços de subscrição que envolvam diversos jornais e que repartam os lucros obtidos? Esta experiência da Apple, se for para a frente, será interessante para ver os resultados práticos para a qualidade do jornalismo, assim como as suas receitas.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here