Apple lança desafio para hackers com recompensa de U$ 1 milhão

O chefe de segurança da Apple, Ivan Krstić, disse que os hackers terão a chance de ganhar uma recompensa bem gorda para fazer o que eles estão acostumados a fazer, hackear. E sim, a recompensa oferecida é de longe a maior recompensa oferecida por qualquer grande empresa de tecnologia.

A recompensa é de nada menos do que 1 milhão de dólares. Krstić anunciou a notícia na conferência de segurança tecnológica da Black Hat, em Las Vegas, na quinta-feira. E com certeza terá muita gente, até mesmo quem não é hacker, que estará de olho neste prêmio.

Mas calma, a recompensa, como o nome já diz, é uma recompensa. E estará sendo entregue para quem consegui cumprir uma tarefa complicada que foi imposta pela empresa.

Apple

O CEO da Apple Tim Cook chamou a privacidade de “direito humano”, em meio a crescentes preocupações com segurança no mundo. Cook disse que a Apple está decidida a não coletar informações pessoais e manter seus 2 bilhões de clientes globais a salvo de hackers.

Ele disse à MSNBC: “Isso não é algo que começamos na semana passada, quando vimos algo acontecendo. Fazemos isso há anos”.

No entanto, a Apple não é a única empresa que oferece recompensas a hackers por ações semelhantes. Em julho, o rival Rival anunciou que estava oferecendo US $ 30 mil para pessoas que encontrassem falhas em seu navegador Chrome.

Krstić acrescentou que um número limitado de iPhones fáceis de usar será distribuído no próximo ano para qualquer um que possa descobrir bugs nos dispositivos. Ele disse:

“Queremos atrair pesquisadores excepcionais que se concentraram em outras plataformas”.

A gigante de tecnologia disse que o número limitado de iPhones que serão distribuídos ajudará a impedir que os hackers vendam suas descobertas a outros que ofereçam um preço mais alto do que a Apple.

No entanto, isso não é tudo – outros US $ 500.000 (£ 415.500) serão dados para aqueles que encontrarem um “ataque de rede que não requer interação com o usuário”. E um bônus de 50% estará disponível para hackers que podem encontrar pontos fracos no software antes de ser lançado.

Bugs encontrados

Os buracos no software iOS da Apple permitem que um hacker assuma o controle do seu telefone simplesmente enviando uma mensagem com bug. A descoberta vai contra as recentes sugestões da Apple de que é a empresa a quem recorrer se você se preocupa com privacidade e segurança.

A pesquisa foi realizada por uma equipe do Projeto Zero, o grupo de pesquisa de segurança do Google, que rastreia as vulnerabilidades do tipo “dia zero”. Esses erros são nomeados como tal, porque quem está no comando do software tem “zero dias” para encontrar uma solução.

Eles são uma ferramenta valiosa para hackers e estão constantemente sendo guardados por criminosos cibernéticos e agências de inteligência, enquanto outros tentam localizá-los e consertá-los.

Das seis falhas encontradas pela equipe, a Apple já corrigiu cinco. Para se proteger, basta atualizar para a versão mais recente do iOS. Quatro dos seis – incluindo o que ainda não foi corrigido pela Apple – permitem que um hacker invada seu telefone enviando para você um iMessage com código malicioso.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here