Apple já não consegues fugir: iPhone terá USB-C em 2024

O mercado tecnológico e eletrónico tem convertido para um único carregador, em vez dos proprietários e variados que o mercado tinha. No entanto, há uma marca que sempre se impôs contra essa possibilidade, mas que agora se vê num beco sem saída e, não terá outra solução a nõa ser adoptar, também, o USB-C no seu iPhone.

Noticiámos em Junho que os iPhones USB-C se tornariam obrigatórios a partir de 2024 para todos os modelos vendidos na Europa, uma vez que a União Europeia chegou a um acordo sobre uma porta de carregamento comum para todos os equipamentos eletrónico. E se ainda nõa era totalmente oficial, já que ainda faltava a votação no Parlamento Europeu, isso aconteceu ontem e, agora é mesmo oficial: a partir de 2024, todos os aparelhos eletrónicos, nomeadamente computadores, tablets e smartphones, terão de ter USB-C.

O principal objectivo da lei é a redução dos resíduos eléctricos, uma vez que os consumidores despejam carregadores e/ou cabos de telefone quando recebem um novo telefone.

A União Europeia há muito que considera que a solução para tal era a imposição de uma única porta de carregamento. Podemos estar extremamente gratos pelo facto de o progresso da proposta inicial para a lei ter demorado tanto tempo, porque, quando a ideia foi apresentada pela primeira vez, a porta mais comum era a microUSB, o que demonstra como são morosas este tipo de decisões.

Agora, porém, o padrão será a porta USB-C, que já foi adoptada pela maioria dos smartphones, tablets e até computadores. Até os EUA também manifestaram o seu apoio a esta abordagem, afirmando que ela reduziria os custos do consumidor, bem como mitigaria o lixo electrónico.

iPhone com USB-C só deverá acontecer em 2024

Embora a lei obrigue efetivamente a Apple a mudar as portas do iPhone de Lightning para USB-C no iPhone 16, parece provável que a empresa já estaria a planear a mudança de qualquer maneira.

A Apple iniciou a sua adopção do USB-C para Macs em 2015, com o MacBook de 12 polegadas. Depois foi all-in com o MacBook Pro de 2016, antes de recuar um pouco no ano passado, restaurando as ranhuras dos cartões MagSafe, HDMI, e SD. O iPad fez a mudança de Lightning para USB-C em 2018, com os modelos de 11 polegadas e 12,9 polegadas do iPad Pro.

Isto deixou o iPhone como o único produto central da Apple com uma tomada Lightning. Uma vez que o iPhone manteve o conector mais antigo durante anos após a adopção do Mac e do iPad USB-C, alguns suspeitavam que continuaria a fazê-lo até ao primeiro modelo totalmente wireless. No entanto, Ming-Chi Kuo relatou no início deste ano que a Apple faria a mudança para USB-C no iPhone 15, isto é, já no próximo ano de 2023.

Uma melhoria da especificação USB4 anunciada no mês passado constitui outro incentivo para a mudança, oferecendo velocidades de transferência de dados de até 80GBps.

Quais os produtos que têm de usar USB-C a partir de 2024?

Independentemente do seu fabricante, todos os novos telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores e auriculares, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis, leitores electrónicos, teclados, ratos, sistemas de navegação portáteis, auriculares e computadores portáteis que são recarregáveis através de um cabo com fio, funcionando com uma potência até 100 Watts, terão de ser equipados com uma porta USB tipo C!

A lei também se aplicará aos computadores portáteis a partir de 2026, mas a Apple já está, naturalmente, muito à frente neste campo. Embora os últimos modelos tenham portas de carregamento MagSafe, também podem ser carregados via USB-C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui