Apple: iOS 15.2 revela a origem das peças usadas

A Apple acabou de adicionar um recurso do iOS que permite informar se a peça de reposição que tenha adquirido, por exemplo, no eBay é falsificada. Esta função está disponível na nova versão do sistema operativo, iOS 15.2, no qual possibilita verificar o histórico de serviço e a área de peças  acessíveis em Definições > Geral > Informações. Se comprovar que a peça é original, revelará isso, mas caso não seja autêntica, mostrará “peça desconhecida”, ou seja que foi utilizada noutro iPhone ou que está a funcionar incorrectamente.

As versões mais antigas do iOS mostravam apenas um alerta “Não foi possível verificar se este iPhone tem um monitor genuíno da Apple”.

A informação exibida não será igual para todos os utilizadores, irá depender do modelo do iPhone. Por exemplo, no caso do iPhone XR, X, XS Max e posterior, incluindo iPhone SE (2ª geração) poderá verificar se a bateria foi substituída. No modelo 11 apresentará se o ecrã ou bateria foram alterados. Já no iPhone 12 e 13, poderá confirmar se a bateria, o ecrã ou a câmara foram trocados.

A marca refere ainda que as informações sobre as peças e o histórico de serviço são fornecidos pela empresa multinacional norte-americana e deste modo, armazenadas como parte essencial do dispositivo e mantidas no iPhone. Este tipo de conhecimento é usado para as necessidades de serviço, análise de segurança e para melhorar produtos futuros.

Estas mudanças representam uma reviravolta da Apple em relação às políticas notoriamente restritivas sobre reparos não autorizados. Com o anúncio do Self Service Repair da Apple, os clientes terão um meio de obter peças originais e consertar  os seus próprios iPhones em casa. Como esse método de serviço é suportado pela Apple, os iPhones mais novos no iOS 15.2 reparados por meio de autoatendimento reconhecerão que o reparo foi feito e as peças são originais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui