Apple inicia fabrico do iPhone 14 na Índia

A Apple começou a montar os modelos do iPhone 14 na Índia, esta é a primeira vez que a atual linha está a executada na Índia. Os analistas preveem que esta mudança no fabrico possa apontar para um maior papel futuro da Índia nos planos da produção da Apple.

A Apple anunciou que o seu parceiro global Foxconn irá fabricar o novo iPhone 14 nas instalações do Sriperumbudur na Índia. As unidades produzidas localmente estarão à venda no país no final deste ano. “Estamos entusiasmados por fabricar o iPhone 14 na Índia”, disse um porta-voz da Apple, numa declaração.

A Apple tem vindo a montar iPhones de geração mais antiga na Índia já há algum tempo, mas só começou a montar os modelos mais recentes de iPhone este ano. A Apple lançou os modelos do iPhone 14 no início deste mês.

Analistas estimam que a Apple irá transformar a Índia num centro global de fabricação de iPhones até 2025, à medida que reduz lentamente a sua dependência da China, onde produz a grande maioria dos seus dispositivos há mais de uma década. Num relatório no início deste mês, analistas do JP Morgan disseram que a Apple irá transferir 5% da produção global do iPhone 14 para a Índia até ao final de 2022 e irá expandir a sua capacidade de fabricação no país para produzir 25% de todos os iPhones até 2025.

“Acreditamos que a Apple só produz modelos iPhone 14/14 Plus na Índia agora devido ao alinhamento mais complexo do módulo de câmera da série iPhone Pro (feito por fornecedores de EMS) e maior procura do mercado local pela série iPhone 14. Esperamos que o volume comece pequeno no 4T22 (~ 1 milhão de unidades por mês, ou 5% do volume total do iPhone).”

À medida que a Apple expande a sua capacidade de fabricação local na Índia, muitos esperam que ela torne os seus aparelhos com preços acessíveis no país. O modelo básico do iPhone 14, que custa US$ 799 nos EUA, custa 79.900 rúpias indianas (US$ 980). Considerando que o modelo de entrada do iPhone Pro Max custa US $ 1.717 na Índia, em comparação com o preço de etiqueta de US $ 1.099 nos EUA.

A rival da Apple, a Samsung, já identifica a Índia como um importante centro de fabricação global e montou uma das suas maiores fábricas no país. A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi, que atualmente lidera o mercado, assim como as suas rivais Oppo, Vivo e OnePlus também montam localmente vários dos seus aparelhos no país.

O Google também tem como objetivo transferir parte da produção de smartphones Pixel para a Índia, informou recentemente o The Information.

Fonte: Techcrunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui