A Apple está a bloquear o tráfego vindo do Irão

Os utilizadores de iPhones no Irão descobriram na quinta-feira que o seu acesso à app store se encontrava bloqueado.

“A App Store não está disponível no país ou região em que se encontra”, é uma tradução aproximada da mensagem que os Iranianos recebem ao tentar aceder às apps da Apple.

A Apple não vende telemóveis nem opera uma App Store especifica para o país. Ainda assim, até quinta-feira, era possível aos iranianos importar produtos da Apple a partir de outros países e aceder às App Stores de outras regiões. Isto tornava a ausência da presença oficial da Apple no país quase irrelevante em termos de aceder aos seus produtos e aplicações.

Mas agora o tráfego proveniente do Irão foi bloqueado, e quem tem produtos da Apple deixou de conseguir aceder a esta e outras funcionalidades dos produtos. Ainda é possível aceder à App Store, mas apenas com recurso a VPN’s, que são dispositivos que simulam uma ligação proveniente de outro país. Mas o processo ficou sem duvida muito mais dificultado.

A Apple não fez qualquer comentário sobre esta proibição de tráfego. Porém, não é o primeiro “ataque” que a companhia faz aos utilizadores iranianos. Em 2017 a Apple começou a retirar apps produzidas por residentes no Irão da sua App Store, desde apps de transações até apps de táxi ou de entrega de comida. Na altura, a Apple justificou estas acções devido às sanções que os Estados Unidos impuseram ao Irão. “Dentro das regulações das sanções dos Estados Unidos ao Irão, a App Store não pode hospedar, distribuir ou fazer negócio com apps ou produtores de determinados países com embargos”, referiu a Apple numa mensagem oficial citada pela The Verge. Assim sendo, tudo indica que este novo bloqueio surge igualmente na sequência destas sanções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui