O mundo da tecnologia está em constante evolução e a Apple, uma das gigantes do sector, não é excepção. A empresa tem vindo a surpreender-nos com os seus avanços, especialmente no que diz respeito aos seus computadores. O lançamento dos primeiros Macs com chip M1, o MacBook Air e o MacBook Pro, foi um marco na história da Apple, mostrando-nos do que a empresa era capaz. Estes dois modelos mantiveram a essência dos modelos anteriores, mas com uma potência nunca antes vista.
A arquitectura ARM permitiu um modelo Air sem ventilação activa e um MacBook Pro que se mantinha em silêncio a maior parte do tempo, com um ecrã ligeiramente melhor e um par de núcleos para um extra de potência. Ambos os dispositivos tinham sentido e razão de ser, até que chegou o MacBook Air M2.
O próximo a juntar-se à família Apple Silicon foi o iMac. Este lançamento marcou o início do fim da Intel no ecossistema Mac. No entanto, a Apple decidiu descartar o modelo de 27 polegadas, algo raro numa empresa que raramente comenta rumores sobre produtos ou serviços.
O MacBook Pro de 13 polegadas com Apple Silicon tinha o seu lugar durante o início desta nova e, na altura, prematura etapa. No entanto, com o MacBook Air com M2 e a manutenção do MacBook Air M1, o modelo Pro básico deixou de ser relevante. A decisão estava clara para muitos, optando pelo MacBook Air.
A Apple continuou a vender o modelo Pro básico nas suas lojas, mas a verdade é que o MacBook Air acabou por ganhar terreno. A estocada final chegou com os MacBook Pro M3, substituindo o modelo básico por uma opção mais potente, moderna, com uma tela muito melhor e uma sensação geral de maior qualidade.
No entanto, a Apple decidiu acabar com o iMac de 27 polegadas, um dos modelos mais icónicos da empresa. A sua substituição parece ser o iMac de 24” M3. Se quiser algo maior, a Apple sugere um Mac mini ou um Mac Studio com uma Studio Display.
Embora esta estratégia faça sentido do ponto de vista empresarial, é possível que nem todos os utilizadores estejam satisfeitos com estas mudanças.
Na minha opinião, a Apple está a tomar decisões estratégicas que refletem a evolução do mercado tecnológico. A empresa está a adaptar-se às necessidades dos seus utilizadores, oferecendo produtos mais especializados. No entanto, também considero que a eliminação de alguns modelos pode limitar as opções para alguns utilizadores. Ainda assim, estou ansioso para ver o que a Apple nos reserva para o futuro.
com míseros 8gb de memória esses computadores servem para posers, não developers.