A Apple produziu os dois equipamentos que foram o top de vendas de 2019. Estamos a falar do iPhone XR e do iPhone 11 (o iPhone 11 ficou em segundo lugar mesmo tendo ficado apenas três meses em saldos o ano passado). No entanto, se formos para a Europa ai já temos a Samsung no topo de vendas. Já na China temos a Oppo.
A disparidade entre a América e a Europa é interessante. Antigamente a Apple dominava em todo o lado sem margem para dúvidas ou medos. O top 5 de vendas era composto por produtos da Apple (desde o iPhone 11 ao iPhone 8). Tratava-se de um lugar bem seguro. Na Europa a Samsung começou a ganhar terreno com os seus equipamentos serie A. O telemóvel que mais vendou na Europa foi o Galaxy A50 (e no top 5 podíamos encontrar 3 equipamentos da Samsung e dois da Apple).
O top 10 mundial era composto por ambas as empresas. Segundo a Omdia, a Apple tem 5 modelos, a Samsung 4 modelos e a Xiaomi conseguiu um lugar (com o seu Redmi Note 7). Já a Counterpoint Research afirma que a Apple tem seis equipamentos no top 10, três são da Samsung e a Oppo conseguiu um lugar.
Não se fala da Huawei, mas tal não significa que a empresa esteja numa má situação. Muitos analistas acreditam e afirmam que a empresa chinesa é a segunda melhor produtora de smartphones vendidos em 2019. Esta posição encontra-se atrás da Samsung e à frente da Apple (pela primeira vez). É importante referir que as encomendas da Huawei aumentaram entre 2018 e 2019 e por isso mesmo também melhor a sua posição no mercado.
As apostas estão abertas para o que vai acontecer em 2020. Com todas as novidades que estão para vir (e algumas que já apareceram) ficamos a aguardar como serão os rakings deste ano. Quem sabe se os telemóveis dobráveis estarão no top 10.
Fonte: The Verge