A Apple divulgou recentemente o número de utilizadores ativos mensais na Europa para a sua App Store, iPadOS App Store, macOS App Store, tvOS App Store, watchOS App Store, Apple Books e assinaturas pagas de podcasts. Tal revelação foi feita como resposta ao Digital Services Act (DSA) da União Europeia, que prevê que as grandes plataformas online com mais de 45 milhões de utilizadores forneçam dados-chave aos investigadores.
A empresa reportou que a sua iOS App Store tem 101 milhões de utilizadores na Europa, com a iPadOS App Store a registar 23 milhões de utilizadores e a macOS App Store 6 milhões. Além disso, a gigante tecnológica decidiu voluntariamente ajustar os seus outros produtos para cumprir as regulações do DSA.
Os documentos obtidos pela Corporate Europe Observatory e Global Witness revelam que empresas de tecnologia como a Apple estão a pressionar os responsáveis políticos europeus para que sejam mais brandos em relação às novas regulações que procuram proteger a privacidade dos utilizadores online. De acordo com a Corporate Europe Observatory, as empresas de tecnologia estão a tentar limitar as responsabilidades e os deveres que lhes são exigidos pelo novo quadro regulatório.
Interesting: Apple reveals rough MAU figures for its major digital products and services in the EU and argues that each be considered for Very Large Online Platform (VLOP) classification under the DSA separately. By this logic, only the App Store qualifies as a VLOP. pic.twitter.com/Li7odwBUKx
— Eric Seufert (@eric_seufert) April 27, 2023
A Apple tem estado a trabalhar em estreita colaboração com a UE e está atualmente a tentar antecipar as novas regulações implementando diretrizes próprias em termos de política de privacidade.
A marca tem sido particularmente proativa em relação à privacidade dos seus utilizadores, com a implementação de ferramentas como o bloqueio de rastreadores publicitários na sua versão iOS 14.5. A Apple tem afirmado que estes esforços são uma demonstração da sua dedicação em tornar a privacidade um direito humano fundamental.
A transparência delineada pela Apple em relação ao número de utilizadores da sua plataforma pode ser vista como um passo em frente no sentido de uma maior responsabilidade e transparência por parte da grande tecnologia.
Fonte: The Verge