Apple e Motor de Busca: Será que é desta que a Google ganha um concorrente à altura?

Se há uma coisa que todos temos noção é que a internet é dominada pela Google e pelo Facebook, e, podemos dizer, em áreas diferentes. O Facebook relacionado com as redes sociais, enquanto a Google “no resto” da internet, nomeadamente nos motores de pesquisa e na publicidade no geral.

É verdade que, em ambos os casos, existem bons concorrentes, no entanto a liderança continua a ser destas duas empresas, apesar dos vários concorrentes e de rumores de possíveis concorrentes fortes. Mas se há algo que é inquestionável, é a liderança da Google nos motores de pesquisa. Mas será que é desta que chega um concorrente à altura?

Ora, um dos rumores que já é muito antigo é a possibilidade de a Apple lançar um motor de pesquisa próprio, focado nos seus dispositivos e no seu browser, no entanto, sempre foi apenas um rumor e nunca passou disso. Até porque, a Google paga milhões para que o seu motor de pesquisa seja o padrão nos equipamentos da Apple. Mas, agora este rumor regressou.

A informação foi avançada pelo blogger Robert Scoble num tweet onde aponta que a Apple estará próximo de lançar o seu motor de pesquisa próprio, sendo que poderá ver a luz do dia já no próximo ano, em 2023.

No entanto, segundo o TechRadar, em conversa com o blogger o mesmo afirmou que o motor de pesquisa da Apple não chegará este ano e nõa será anunciado no WWDC deste ano, que se inicia já no próximo dia 6 de junho.

Motor de pesquisa da Apple será um concorrente à altura da Google?

A bem da verdade, a Apple já tem um motor de pesquisa. Não sabia? A Siri, o assistente pessoal da Apple presente nos dispositivos da empresa, tem um motor de pesquisa próprio pra fornecer as informações ao assistente de voz, o que, poderia até ser uma rampa de lançamento da Apple.

É que começar um motor de pesquisa de qualidade do zero é muito complicado e mesmo outros motorores de pesquisa concorrentes, em vários testes não oferecem resultados ao nível do que a Google oferece, o que torna muito difícil qualquer novo concorrente neste segmento de mercado. Como a Apple já tem um motor de pesquisa com o objetivo de suportar a Siri, disponibilizá-lo a todos seria mais fácil para a marca.

Será que é esta a altura da Apple apostar num motor de pesquisa?

E quando é que será? A verdade é que, para qualquer empresa, é sempre difícil tomar uma decisão importante e esta, com os contornos envolvidos, ainda mais.

Primeiro, não nos podemos esquecer do acordo entre a Google e a Apple que, segundo informações não oficiais, é de 20 mil milhões de dólares anuais em 2022. Ora, estes valores impediram a Microsoft de roubar o lugar da Google com o Bing. Por isso, será que a Apple quer arriscar um acordo de milhões?

Tendo em conta que, mais uma vez segundo os rumores, o acordo existe até 2022, o próximo ano de 2023 seria o ano em que a Apple poderia apostar no seu próprio motor de pesquisa próprio, até porque já tem uma base de utilizadores fieis à marca e que não se importariam de passar a utilizar o mesmo. Mas, a verdade é que a Apple já fez alteraç~eos deste tipo antes, apesar de esses não terem estes “riscos” financeiros.

Ainda há poucos anos a Apple decidiu criar o seu próprio aplicativo de mapas, o Apple Maps, que começou com diversos bugs e problemas, o que gerou críticas. Mas a verdade é que passado pouco tempo a Apple melhorou muito a sua aplicação e, neste momento, é uma das melhores aplicações de mapas do mercado, demonstrando que a Apple consegue ultrapassar a Google.

Veremos se, “finalmente”, será no próximo ano que a Apple vai mesmo lançar o tão falado Apple Search.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui