Apple desenvolve a sua própria antena 5G?

Red Magic 5G

A Apple como uma das gigantes tecnológicas, estará provávelmente a fabricar a sua própria antena 5G para colocar no seu futuro iPhone, tudo por causa de alguma insatisfação com a Qualcomm.

Todos sabemos que a Qualcomm é uma empresa já com alguma experiência em trabalhar com rede 5G com os seus processadores Snapdragon e modems que cada vez mais estão a surgir nos novos equipamentos da concorrência, nomeadamente a sua ultima aparição no Galaxy S20 apresentado a semana passada. No entanto antes do Galaxy S20 já tivemos essa tecnologia presente em alguns equipamentos anteriores, nomeadamente o Samsung Galaxy Note 10+ 5G, e o OnePlus 7T Pro 5G McLaren. Surgiu assim então um relato em que a Apple não estará muito satisfeita com as antenas 5G da Qualcomm.

É esperado ainda durante o ano de 2020 a apresentação do novo iPhone, e parece tudo indicar que a marca da maçã não irá adoptar a antena QTM 525 mm da Qualcomm para os seus novos equipamentos. Segundo algumas fontes, a tomada de posição da Apple em relação à Qualcomm prende-se com o facto de que a antena desta marca não serve no design do seu futuro equipamento. Assim é adiantado, e isto não passa por enquanto de um rumor, que a Apple irá ela própria desenvolver a sua antena 5G feita à medida para os seus smartphones.

Acreditamos que não será somente esta a razão para tal tomada de posição pela Apple, mas que terá mesmo algo a ver com os componentes em geral da Qualcomm. A Apple parece querer estar a utilizar o menos possível componentes desta última. Apesar da Apple não ter a mesma experiência a nível do 5G como a Qualcomm, a marca poderá estar a efectuar um design no seu novo iPhone que lhe permita utilizar um modem Snapdragon X55 5G (que não deixa de ser basicamente o último que a Apple lançou nos seus iPhones 11).

Sabemos que a Apple já teve problemas no passado ao desenvolver as suas antenas, nomeadamente no modelo iPhone 4. Na altura a situação gerou uma grande controvérsia com o chamado AntennaGate, no qual os utilizadores perdiam qualidade de rede quando seguravam o iPhone 4 em uma determinada posição. Na altura a resposta da Apple foi a oferta de uma bumper case aos utilizadores que se queixavam, de modo a poder isolar o sinal da rede e consequentemente a respectiva perda.

Pelo contrário temos um pouco já de historia não muito boa entre a Apple e a Qualcomm, nomeadamente em tribunal. Na altura ambas as empresas chegaram a um acordo, e logo de seguida a Apple adquiriu o negócio do sector de modems da Intel por 1 bilhão de dólares, o que levava a crer que a relação com a Qualcomm estaria terminada.

Assim resta-nos esperar por mais desenvolvimentos principalmente se vão surgindo mais informações acerca do desenvolvimento da própria antena 5G ou, só então quando for apresentado o próximo iPhone.

Fonte: PhoneDog

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here