Uma nova pesquisa sugere que a Apple vai continuar a dominar o mercado de tablets durante os próximos anos.
O iPad é o tablet dominante no momento com 14,6 milhões de vendas em 2010 e é provável que chegue a uma colossal quantidade de 46 milhões em 2011 – e deve chegar a 148 milhões até 2015.
No mesmo período, os tablets Android chegaram a pouco mais de 2,5 milhões em 2010, e atingirá 11 milhões em 2011 e só deve começar a invadir o domínio da Apple em 2014, com uma estimativa de 116 milhões vendidos em 2015.
O outro ponto interessante a notar da pesquisa é a participação da Microsoft, o seu tablet que deve alcançar o terceiro lugar em três anos, apesar de ter quase nenhuma presença no mercado atualmente, com cerca de 34 milhões de vendas.
Mais barato é melhor
Os principais impulsionadores para o aumento do Android, de acordo com “Gartner”, será o possível lançamento de um tablet “low cost” da Amazon e da proliferação do mercado de baixo custo na Ásia.
“A maioria dos concorrentes da Apple estão se esforçando para equilibrar os preços da Apple sem sacrificar as margens. A qualidade da tela e poder de processamento são os dois recursos de hardware que os fabricantes não podem se dar ao luxo de ver comprometimento” disse Roberta Cozza, principal analista da Gartner.