O modelo de primeira geração do Apple Watch, o Apple Watch Series 0, foi parar à lista de produtos obsoletos da Apple. A notícia é do WCCF Tech.
No mundo em constante mudança da tecnologia, a obsolescência de produtos é uma inevitabilidade. No entanto, quando se trata de um produto que custou 17.000 euros, os seus proprietários poderão não achar muita graça a esta inclusão na lista de produtos obsoletos da Apple.
Lançados em 2015, os primeiros modelos do Apple Watch tornaram-se recentemente parte desta lista peculiar. A obsolescência destes modelos significa que já não são elegíveis para reparação em Apple Stores ou locais autorizados.
Na verdade não é apenas o Apple Watch Series 0 que se encontra nesta situação. Recentemente, a Apple também designou como obsoletos os modelos MacBook Pro de 13 e 15 polegadas com Touch Bar de 2017 e os MacBook Pro de 15 polegadas lançados em 2015.
Entre os modelos de primeira geração do Apple Watch, o destaque vai para o modelo adornado com uma caixa de ouro de 18 quilates. Este modelo específico do Apple Watch foi descontinuado em 2016, sendo substituído pelo Apple Watch Series 3 de cerâmica.
Além do modelo de ouro, os modelos de alumínio e aço inoxidável da primeira geração também se juntaram à lista de produtos obsoletos da Apple. Como regra, a Apple classifica um produto como obsoleto quando mais de sete anos se passaram desde que a empresa deixou de os fabricar.
A inclusão do Apple Watch Series 0 na lista de produtos vintage tem várias implicações importantes. Por um lado, significa que não há garantia de reparação nas lojas da Apple ou em serviços autorizados da empresa. No limite, estes relógios poderiam receber uma reparação sujeita à disponibilidade de peças.
Em menos de uma década, um produto que foi um ícone de luxo e inovação tornou-se obsoleto. Esta situação levanta questões sobre o valor e a durabilidade dos produtos tecnológicos de alto custo e o seu impacto no ambiente.
Fonte: WCCF Tech