Apple compra AI Music: software de criação de música

A Apple Inc. adquiriu uma startup chamada AI Music que utiliza inteligência artificial para criar música à medida, assim a Apple passa a ter uma nova tecnologia que pode ser usada em toda a sua gama de ofertas de áudio.

A compra da AI Music, empresa com sede em Londres fundada em 2016, foi concluída nas últimas semanas. A empresa tinha cerca de duas dúzias de funcionários antes do negócio.

A tecnologia desenvolvida pela AI Music pode criar bandas sonoras utilizando música sem royalties, conforme se pode ler em comunicado. A ideia é criar músicas que mudam com base na interação do utilizador. Por exemplo, quando o utilizador está a realizar algum tipo de exercício existem várias sonoridades que se vão adaptando ao treino.

Apple compra AI Music

O Infinite Music Engine é capaz de adaptar a música ao batimento cardíaco. De acordo com o referido no site da startup (que foi retirado do ar, mas que ainda é possível ter acesso através de uma versão em cache), o AI Music pode até criar músicas que “se adaptam aos seus batimentos cardíacos”.

Na sua página no LinkedIn , a AI Music referiu que o seu objetivo é “dar aos consumidores o poder de escolher a música que desejam, editadas perfeitamente para atender às suas necessidades ou criar soluções dinâmicas que se adaptem ao seu público”. A startup tinha acordos anteriores com empresas de publicidade para criar anúncios mais envolventes que tocavam músicas diferentes, dependendo do público.

Embora relativamente pequeno, o acordo é uma das poucas aquisições da gigante de tecnologia no ano passado. A última compra relatada da Apple também foi para uma empresa de música: Primephonic. Essa startup é responsável por um serviço de streaming de música clássica que a Apple pretende transformar numa aplicação vinculada à Apple Music este ano.

A Apple abrandou drasticamente as suas despesas de aquisição durante 2021, dedicando apenas 33 milhões de dólares para negociar pagamentos ao longo do ano fiscal, de acordo com um registo em outubro. Isto é menos de 1,5 mil milhões de dólares que 2020 e 624 milhões de dólares que em 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui