Apple bloqueia o visual de “gay pride” para o Watch na Rússia

A Apple introduziu o seu primeiro Apple Watch face inspirado na bandeira do ‘orgulho gay’ em Junho, durante a conferência mundial da empresa (Worldwide Developers Conference). Inspirada no design da bandeira arco-iris, o seu objectivo seria marcar uma posição contra a discriminação da comunidade LGBT.

Porém, existe um pormenor: este face do Apple Watch está programado para se encontrar indisponível caso o iPhone emparelhado esteja localizado na Rússia.

Um caso de censura?

Este face está “hardcoded” para não aparecer caso a localização seja a Rússia. Este facto tem vindo a ser discutido no Reddit, e foi sublinhado pelo produtor para iOS, Guilherme Rambo. A The Verge fez o teste, e confirmou que face do pride simplesmente desaparece quando o Smart Watch é localizado na Rússia.

Consequência directa da lei contra “propaganda gay”

A Rússia implementou uma lei contra a “propaganda gay” em 2013, que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos afirma reforçar a discriminação e encorajar a homofobia. A lei contempla a possibilidade de prisão para determinados tipos de discurso relacionados ao combate à homofobia.

A bandeira arco-iris é, assim sendo, proibida na Rússia por poder ser enquadrada nestas formas de propaganda. Assim sendo, a Apple deverá estar a evitar qualquer problema legal com o sistema judicial russo no que concerne a violações às leis de “propaganda gay”.

A Google desafiou directamente a Rússia em 2014

No ano de 2014, em que os Jogos Olímpicos de Inverno tiveram lugar na Rússia, a Google decidiu desafiar directamente esta lei do regime de Putin. A homepage da Google, incluindo a versão russa, foi mudada para mostrar o símbolo Olímpico com as cores do arco-íris, numa referência directa à bandeira LGBT. A ideia seria promover a não discriminação no espírito dos jogos olímpicos.

A Apple ainda não reagiu

Até este momento, a Apple ainda não reagiu a esta noticia.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui