Utiliza o serviço iCloud para enviar e receber e-mails? Então, leia esta notícia.
Já se suspeitava que a Apple estava a filtrar e a apagar, de forma furtiva, algumas mensagens que passavam pela sua “nuvem”, exibindo certas frases ou expressões. Mas, agora, dois sites especializados em tecnologia conseguiram provar que as suspeitas são verdadeiras.
Voltemos ao início. O assunto veio à baila em novembro do ano passado, quando o site Infoworld revelou que um e-mail de um utilizador que continha a frase “barely legal teens” – algo como “adolescentes no limiar da legalidade”, uma expressão que tem conotação dentro da indústria pornográfica – tinha sido apagado.
Agora, tantos os sites Macworld como Macworld UK fizeram os seus próprios testes e confirmam que os e-mails com esta ou outras expressões de caráter duvidoso nem sempre chegam ao destinatário. E mais: o filtro da marca da maçã não se aplica só ao texto do e-mail, mas também aos anexos.
No primeiro teste, o site Macworld enviou, a partir de uma conta pessoal, uma mensagem que dizia “O filho do meu amigo já tem permissão para conduzir um carro de alta cilindrada. É ridículo. Ele ainda mal atingiu a idade legal [aqui foi introduzida a expressão “barely legal teen”]. O que é que o John tem na cabeça?”. O e-mail não foi entregue.
O segundo e-mail era igual, mas a expressão mudava um pouco: de “barely legal” para “barely a legal”. Esta mensagem já chegou ao destinatário.
Confrontada com o resultados dos testes, a Apple afirmou ao Macworld que se trata de “bloqueadores automáticos de spam”, que reagem a expressões específicas. Contudo, o site revela que o e-mail supostamente bloqueado não passou à lixeira da iCloud, como seria normal, mas foi apagado imediatamente.
O acontecimento volta a trazer a questão da transparência para cima da mesa, tendo em conta que a Apple não está a avisar os utilizadores quando bloqueia certas expressões ou apaga e-mails pessoais.
Ridiculo é que ainda há muitas pessoas que só vêem Apple a sua frente, não tendo capacidade para avaliar outras tecnologias…