Pode haver muitas críticas à Apple, mas também há que dar a mão à palmatória quanto ao lançamento de algumas inovações. É verdade que já não é o que era e que a Apple é, claramente, mais moderada no lançamento de inovações que começa a dar os primeiros passos.
Mas com o novo iPhone a Apple foi a primeira a lançar uma novidade que ainda nenhum outro concorrente tinha disponibilidade nos seus smartphones e estamos a falar do SOS de Emergência por Satélite. E adivinhem qual é o país que vai receber esta novidade na terceira vaga? Isso mesmo, é em Portugal.
A Apple acaba de anunciar uma nova cor para o novo iPhone 14 e iPhone 14 Plus, que agora passa a estar disponível na cor amarela, para “festejar” a primavera, que em Portugal não parece estar próximo tendo em conta os dias de chuva. O novo smartphone inicia vendas no dia 10, sendo que chegará aos consumidores no dia 14. Mas uma novidade que apanhou todos de surpresa foi expansão desta funcionalidade a mais países, nomeadamente ao nosso país.
O iPhone 14 e iPhone 14 Pro tem uma nova funcionalidade, o novo Serviço de Emergência funciona para permitir que os utilizadores possam enviar uma mensagem de texto a pedir ajuda através de uma rede de satélites. A Apple já revelou como isto vai precisar de toda uma rede de satélites, além de uma série de centros de chamadas com funcionários. A Apple diz que o seu novo serviço de satélite usa a rede de satélites Globalstar.
“O SOS de emergência via satélite é um exemplo perfeito de como a engenharia e a tecnologia americana pode salvar vidas”, disse Jeff Williams, diretor de operações da Apple, num comunicado. “Estamos orgulhosos de que este serviço seja habilitado pelas principais empresas dos EUA e que os nossos clientes possam explorar áreas fora do raio da nossa rede sabendo que ainda estão ao alcance dos serviços de emergência, se precisarem”.
Inicialmente, este serviço foi lançado em novembro nos EUA e Canadá, sendo que em dezembro chegou aos primeiros países europeus: França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. No final do mês de março, será expandido a mais países europeus, como a Áustria, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.
Não deixa de ser curioso termos acesso a esta funcionalidade e os espanhóis não terem, algo raro já que, em muitas situações, acabamos por ter acessos a certas coisas por estarmos ao lado de Espanha.
A Apple ainda refere no anúncio de lançamento do iPhone 14 na nova cor, que este serviço de SOS Emergency e Find My por Satellite inclui o serviço de forma gratuita durante dois anos desde a ativação do novo iPhone 14 ou iPhone 14 Plus, sendo que ainda não é do conhecimento geral qual será o preço a pagar após este período de oferta.