Apple ainda não desistiu do “iCar”

Red Magic 6S

icar AppleO carro “inteligente” era o grande sonho de Steve Jobs. Desde que o CEO da Apple faleceu, que pouco se tem ouvido falar no “iCar“, mas as tecnologias integradas nos veículos continuam a fazer parte dos planos da empresa.

No ano passado a Apple criou o “Eyes Free”, sistema de reconhecimento de voz, semelhante ao Siri, que pode ser utilizado em automóveis e já foi apresentado no novo Ferrari FF. Basta ativa-lo no iPhone e sincronizá-lo com o sistema de informação e entretenimento do carro, através de Bluetooth ou USB. Quando ligado, o utilizador pode dar ordens para tocar músicas, efetuar chamadas ou mandar mensagens de texto enquanto conduz.

A empresa de Cupertino abriu também uma vaga para a área “iOS Car Services“. Especula-se ainda que a Apple pretenda levar os recursos do AirPlay, ferramenta que sincroniza fotos e vídeos com a Apple TV, para os veículos.

Neste âmbito, a Chevrolet já oferece, por exemplo, integração da Siri com o Spark EV, enquanto a Cadillac deverá seguir a mesma lógica com a linha 2014 do CTS. A Audi já está a trabalhar num sistema de estacionamento “sem as mãos”. Espera-se que Ferrari e Mercedes adotem também em breve uma tecnologia de assistência que permita controlar vários itens do carro sem tirar os olhos da estrada.

Google e Microsoft são rivais de peso no ramo automóvel

Carro Automático da Google
Carro Automático da Google

Mas a concorrência segue feroz e as tecnologias da Apple para o o ramo automóvel têm carecido de investimento. A empresa de Tim Cook parte assim em larga desvantagem em relação a rivais de sempre como a Google ou a Microsoft, e está pouco habituada a que seja a concorrência a ditar as tendências de mercado.

carro sem condutor da Google já está a ser testado em alguns estados norte-americanos e deverá chegar em 2017. O sistema operativo Android vem, aos poucos, sendo integrado aos veículos de diversas marcas e, tanto o Google Maps, o Google Street View ou o Google Earth já estão incluídos em sistemas de navegação da Audi e da Mercedes.

Já a presença da Microsoft no ramo automóvel é ainda mais antiga, remonta a 2007, sendo a principal parceira da Ford que inclui o recurso Sync, de reconhecimento de voz, nos seus veículos.

 

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here