Apple afirma que perda de cabo lightning causa desperdício

Red Magic 5G

A empresa Apple afirma que o facto de ser forçada a abandonar o uso do cabo lightning nos seus dispositivos irá criar mais lixo tecnológico.

Enquanto que o último telemóvel Android tem uma entrada USB-C, os iPhones da Apple continuam a usar a entrada para os cabos lightning.

Alguns membros do Parlamento Europeu querem que todos os produtos de telemóveis usem o mesmo tipo de carregamento. O intuito desta ação é diminuir o lixo produzido.

Em resposta a este pedido, a Apple afirma que tal ação iria criar mais lixo pois a empresa teria que criar adaptadores para que os seus iPhones pudessem ser carregados com outros tipos de cabos.

Desde esta última década que os políticos europeus têm andado em campanha a favor do uso de uma único tipo de cabo de carregamento. A Comissão Europeia acredita que o uso de vários tipos de cabos tem gerado cerca de 51000 toneladas de lixo todos os anos. Esta situação trás efeitos muito negativos para o ambiente.

Em 2009 existiam mais de 30 carregadores diferentes, no entanto, esse número já diminuiu consideravelmente, para 3 principais cabos. Esta diminuição deveu-se ao facto de as grandes empresas de telecomunicações terem acordado usar carregadores compatíveis com o micro-USB.

Apesar desta situação, a Apple introduziu o cabo lightning em 2012. Tal aconteceu porque a empresa tomou partido de do facto de o acordo que aconteceu entre as empresas permitiria o uso de outro cabo, desde que existisse um adaptador para micro-USB disponível para venda.

A empresa Apple tem o objectivo de manter o seu cabo lightning devido ao facto de já ter vendido biliões de equipamentos com a conexão para esse cabo. Segundo a empresa, a legislação que se quer criar iria causar grandes transtornos aos utilizadores dos equipamentos que usam cabos lightning. Além de tal ação também contribuir para a diminuição do avança da tecnologia.

Será que as afirmações da Apple serão suficientes para a empresa manter o cabo lightning?

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here