A Apple, gigante da tecnologia e criadora do iPhone e iPad, já reconhece a inevitável chegada do sideloading a descarga de aplicações fora da App Store aos seus dispositivos. Esta é uma mudança histórica para a empresa, que até agora mantinha um controlo estrito sobre as aplicações que podiam ser instaladas nos seus dispositivos.
A empresa tem até 5 de Março para permitir downloads de apps fora da App Store, de acordo com a normativa europeia. Esta mudança parece inevitável, como afirmou a própria empresa recentemente. A Apple tem sido clara sobre as alterações que terá de fazer nas próximas semanas.
Em Outubro do ano passado, confirmou que acataria a lei no que se refere ao USB-C nos iPhone e Craig Federighi, vice-presidente de software da Apple, disse há algumas semanas numa entrevista que estavam a trabalhar em conjunto com a UE para que esta mudança seja feita tendo em conta os utilizadores.
O sideloading será uma realidade no iPhone e iPad. A Apple reconheceu recentemente que espera realizar alterações nas políticas da sua App Store para se alinhar às obrigações da lei DMA. A empresa também declarou que os próximos ajustes na sua loja de aplicações poderiam modificar a forma como cobra aos desenvolvedores pelo acesso à plataforma, a gestão da distribuição das aplicações para além da App Store e a medida em que permite aos desenvolvedores comunicarem com os seus clientes.
O objetivo da UE com esta lei é garantir a competição entre todas as empresas e evitar que grandes empresas, como a Apple, Meta ou Google, usem o seu poder para monopolizar o mercado. Além disso, esta lei daria mais liberdade aos utilizadores, permitindo-lhes descarregar as apps de onde preferirem.
No entanto, esta liberdade também se estenderia aos desenvolvedores. Espera-se que não a usem para lançar aplicações com o objetivo de enganar o utilizador e que não comprometam a segurança dos dispositivos da Apple. Será através de uma próxima atualização? Ou a opção já existe, mas está inativa? Em breve teremos todas as respostas.
Na minha opinião, esta é uma mudança positiva que pode trazer mais opções e flexibilidade para os utilizadores de dispositivos Apple. No entanto, a Apple deve garantir que a segurança dos seus dispositivos não seja comprometida e que os desenvolvedores não abusem desta nova liberdade para enganar os utilizadores. Estou ansioso para ver como a Apple implementará esta mudança e como ela afetará o ecossistema de aplicações da empresa.
Fonte: ComputerWorld