A Apple adicionou as novas funcionalidades de descoberta de concertos às suas aplicações Maps e Music. A função Set Lists do Apple Music, por exemplo, mostra agora as próximas apresentações de um artista e os set lists. Além disso, o Apple Maps conta com mais de 40 guias de locais de música ao vivo em redor do mundo. Os utilizadores podem navegar pelas apresentações futuras em cada local diretamente no Maps.
Ambas as novas funcionalidades são alimentadas pelo módulo de descoberta de concertos da Shazam, a popular aplicação de reconhecimento de música. Esta mudança da Apple faz parte de um esforço maior para posicionar o Apple Music como um destino de música ao vivo, enquanto a concorrência fica cada vez mais acirrada em relação a essa atrativa funcionalidade de concertos.
O Spotify, um dos principais rivais do Apple Music, já conta com funcionalidades de descoberta de concertos e até mesmo a possibilidade de compra de ingressos diretamente no aplicativo. Já a Apple conecta os seus utilizadores com sites de vendas de ingressos de terceiros, diferente do Spotify.
Vale lembrar que a categoria de música ao vivo antes era um mercado fragmentado, com serviços de compra de ingresso e guias de locais de concertos espalhados pela internet. Contudo, os aplicativos de streaming de música estão a concentrar cada vez mais essas funções nas suas plataformas, provavelmente para reter o público por mais tempo e obter uma maior fidelidade.
Por fim, a Apple está a demonstrar que está comprometida em oferecer mais do que apenas streaming de música para os seus utilizadores, ao que tudo indica ela está a esforçar-se para criar uma experiência mais completa para o público envolvido com a música, oferecendo funcionalidades de descoberta de concertos nas suas aplicações de mapas e música.
E para os utilizadores do Apple Music, as novas funcionalidades são sem dúvida muito boas notícias.