Apple: a mais valiosa empresa da História

A Apple é desde esta segunda-feira a empresa mais valiosa de todos os tempos. O feito foi alcançado depois de a tecnológica fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak ter atingido a maior capitalização bolsista de sempre.

A cotação da Apple fixa-se agora em 664,74 dólares por ação, o que avalia a empresa em 622,6 mil milhões de dólares (504 mil milhões de euros). De acordo com o Diário Económico, desde o início do ano as ações da Apple valorizam 63,58% e a perspetiva dos analistas é que continuem a crescer, até porque a empresa deverá lançar novos produtos no mercado nos próximos meses. O lançamento mais que previsível de um novo iPhone e a possibilidade de haver também um iPad Mini têm dados razões de sobra para os investidores ganharem confiança na empresa.

O registo da tecnológica no mercado bolsista bate o da rival Microsoft que desde 1999 reclamava para si o título de empresa mais valiosa. A Apple vale agora também mais do que a Exxon Mobil, companhia petrolífera norte-americana com quem lutava pelo primeiro lugar há cerca de um ano.

Apple vale três vezes mais que PIB nacional

Mas os valores da empresa fundada por Jobs e Woz adquirem dimensões mais surpreendentes quando comparados com as empresas nacionais. Segundo o site de notícias sobre Economia Dinheiro Vivo, a tecnológica vale treze vezes mais que a Bolsa de Lisboa e três vezes mais que a riqueza produzida (PIB) em Portugal. “A Galp, que é a empresa portuguesa mais valiosa, é 54 vezes mais pequena que a Apple”, de acordo com o site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui